Portimão propõe uma Semana Intercultural para promover a inclusão

Para celebrar a inclusão e o convívio entre as comunidades migrantes, a cidade de Portimão está a celebrar mais uma edição da Semana Intercultural com um programa que inclui desde oficinas de leitura a convívios gastronómicos.

A inauguração do evento já ocorreu na segunda-feira, com um mix de danças do mundo promovido pela Companhia Dancenema e um roteiro gastronómico pelos sabores do Brasil, Cabo Verde, Angola e Índia para assinalar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento.

Para esta terça à tarde está marcada, no Centro de Convívio Sénior de Portimão, uma oficina de leitura com base no livro “Rua das Flores nº10 – mundo para partilhar”, da autoria de Felicita Sala, e que incide sobre a comunidade, a partilha e a gastronomia.

No dia 25, a Escola E.B. 2,3 José Buísel vai projetar um vídeo elaborado por alunos e alunas da Venezuela, Cuba, Senegal, Roménia e Moldávia, entre outros países, visando abordar temas como cultura, tradição e religião. No final, os familiares dos alunos ainda confecionarão alguns pratos típicos das suas zonas.

Uma vez que também se assinala o Dia Mundial da África na quinta-feira, vai haver um almoço-convívio com uma ementa e animação de raízes africanas no Centro Comunitário do Bairro Cruz da Parteira, o bairro camarário que concentra a maior comunidade de migrantes de países africanos de língua portuguesa. O município realça que com isto pretende “reforçar as redes de vizinhança e de socialização entre bairros (…), promovendo o respeito mútuo entre as diferentes culturas, sem esquecer o incentivo ao sentimento de orgulho dos participantes pelas suas raízes”.

A Quinta Pedagógica de Portimão também propõe uma iniciativa gastronómica no dia 27, às 10h30, onde se juntará diferentes culturas “na forma de uma pizza”. “Cozinhar com o sabor da interculturalidade” é destinada a crianças entre os 5 e os 12 anos,  que se podem inscrever de forma gratuita, até 25 de maio, através do email claim.portimao@cm-portimao.pt.

Ainda no sábado, as instalações da Associação ESOSA acolherão, a partir das 20h00, o jantar-convívio “Cheiros de África”, onde será servida muamba. As inscrições podem ser feitas até ao dia 26, através do email esosa.associacao@yahoo.com.

No domingo é a vez do Museu de Portimão organizar, a partir das 18h00, o habitual espetáculo de música e dança “Encontro de Culturas” para comemorar o Dia Municipal do Imigrante e da Diversidade Cultural. Antes da atuação haverá uma apresentação dos grupos de Onda Pop e Pop Stars, assim como uma degustação intercultural.

O último dia desta Semana Intercultural, segunda-feira dia 28, ficará assinalado com a inauguração da sede da All Mozambi – Associação Cultural e Recreativa de Moçambicanos e Amigos de Moçambique, às 15h00, e a mesa-redonda “À conversa com…”, que terá lugar na sede da Associação ESOSA, às 16h30. Para esta tertúlia foram convidados representantes das instituições locais e migrantes e terá a moderação de Paula Medeiros, coordenadora do CNAIM Algarve.

Esta última atividade integra ainda um workshop de partilha de boas práticas para melhorar o acolhimento de migrantes, sendo que as inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 27 de maio, através do email claim.portimao@cm-portimao.pt.

Esta programação é organizada no âmbito do Plano Municipal para a Integração do Imigrante e conta com a colaboração das três associações de migrantes atualmente a funcionar em Portimão: o Centro de Apoio a População Emigrante de Leste e Amigos (CAPELA), All Mozambi – Associação Cultural e Recreativa de Moçambicanos e Amigos de Moçambicanos e a Associação Africana (ESOSA).

Share Button