DestaqueLocal

Programa Melhor Floresta já está a recuperar 49 hectares no Alferce

Esta semana começou a recuperação de 49 hectares de floresta no Alferce através do programa Melhor Floresta, que é apoiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e prevê para este ano investimentos de 1,3 milhões de euros em todo o país, avança a Agência Lusa.

O Alferce é um dos sete campos de demonstração deste programa que inclui ainda duas áreas piloto de maior dimensão, uma em Castanheira de Pêra (distrito de Leiria) e outra em Castelo de Paiva (distrito de Aveiro). A área intervencionada no Alferce corresponde a 49 hectares de floresta, divididos em parcelas de 16 pequenos proprietários.

“Reduzir o risco de incêndio, controlar espécies invasoras, combater pragas e doenças, através de uma gestão florestal sustentável, com as melhores práticas florestais”, são alguns dos objetivos do programa, refere em comunicado a Associação das Bioindústrias de Base Florestal (Biond), que coordena o projeto.

Segundo a Biond, o projeto “resultará numa floresta mais resiliente aos incêndios rurais (redução do risco de incêndio), às pragas e doenças (controlo fitossanitário), à contenção das espécies invasoras, e às alterações climáticas, criando mais valor para as pessoas, empresas e territórios”.

O programa Melhor Floresta decorre até 2025 e a sua continuação dependerá dos resultados obtidos nas áreas piloto e campos de demonstração.

Partilhar