Criada nova associação que visa reduzir vulnerabilidade aos incêndios

A Associação de Desenvolvimento Local Monchique Corredor Verde (AMCV) foi legalmente criada no passado dia 28 de março, o que vai permitir cumprir os objetivos propostos para a Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) de reduzir a vulnerabilidade aos incêndios rurais.

Esta entidade gestora baseia-se no associativismo local, porque se considerou ser a “opção que reúne mais vantagens e a que melhor defende os interesses das populações, proprietários e atores locais”, justifica o Município na nota de imprensa. A cooperação entre o Estado, as autarquias e os atores locais foi fundamental para se estabelecerem as metas e o modus operandi da entidade, assim como garantir a sua eficácia, acrescenta o Município.

Constituída a entidade, é agora possível avançar para a criação do instrumento designado por Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP), cujo intuito é alterar o “quadro de elevada vulnerabilidade aos incêndios rurais numa mancha periurbana contínua e envolvente à Vila de Monchique, com cerca de 1217,95 hectares”.

Além de reduzir a vulnerabilidade aos fogos, o OIGP também pretende desenvolver a economia e definir um sistema de “valorização e revitalização territorial”, assim como de monitorização.

Share Button