Museu de Portimão acolhe palestra sobre o papel da Química no quotidiano e a relação entre Ciência e Música
O cientista Nuno Maulide, que é habitualmente designado pelos seus pares como “o Cristiano Ronaldo da Química”, vai a Portimão, na próxima semana, dar uma conferência na área da Filosofia sobre o papel da Química na vida do dia-a-dia e a relação entre a Ciência e a Música. Esta iniciativa é organizada anualmente pelo grupo de alunos e professores de Filosofia da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e conta com a parceria da da Câmara Municipal de Portimão. A conferência decorrerá no Museu de Portimão, pelas 18h00 de dia 15 de setembro, com entrada é livre.
Na semana do regresso às aulas, Portimão terá assim a rara oportunidade de assistir a uma espécie de “aula inaugural” lecionada por um cientista que é também músico e professor universitário de renome. Durante a conferência, que tem como mote “Filosofia na Cidade”, o diretor do Instituto de Química Orgânica da Universidade de Viena e exímio pianista Nuno Maulide também interpretará alguns temas ao piano.
Nascido em Lisboa em 1979, Maulide é professor premiado e diretor do Instituto de Química Orgânica da Universidade de Viena, tendo sido eleito Cientista do Ano em 2018. Durante os seus estudos de Piano e Química, em Lisboa, realizou estadas de investigação nas Universidades de Louvaina, Paris e Stanford.
Em 2009, assumiu o cargo de chefe de equipa no Instituto Max Planck para a Investigação sobre o Carvão, em Mülheim an der Ruhr. Desde 2013, ocupa a cátedra de Síntese Orgânica na Universidade de Viena.
Nuno Maulide é também autor de dois livros que são campeões de vendas: “Como se Transforma Ar em Pão – Estas e outras questões a que só a Química sabe responder” e “Como Desvendar o Quebra-Cabeças da Origem da Vida? 27 perguntas sobre a vida e o Universo que sempre quis fazer a um químico“, da editora Planeta. O jornal Expresso incluiu-o, este ano, na lista das 50 personalidades que podem definir o futuro do país.