Monchique promove campanha “Setembro Mês da Prevenção do Suicídio”

O Município de Monchique vai promover, durante o mês de setembro, a campanha “Setembro Mês da Prevenção do Suicídio”, que é divulgada, a nível mundial, pela Associação Internacional da Prevenção do Suicídio e tem o apoio, em Portugal, do Plano Nacional de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidiologia, do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, do Plano Local de Saúde ACESS Barlavento e Coordenação Regional de Saúde Mental.

As atividades a serem realizadas em Monchique vão ser promovidas pela UCC Mons Cicus, em colaboração com outros serviços de saúde e da comunidade. Ao nível do Algarve, as iniciativas de sensibilização da população ficarão a cargo do Serviço de Psiquiatria do CHUA.

Uma vez que Monchique tem uma “grande incidência” de suicídios, segundo diz ao JORNAL DE MONCHIQUE a enfermeira da UCC Cláudia Sobral, urge agir no sentido da prevenção e “dar ferramentas” às pessoas de forma a que estas saibam a quem e onde pedir ajuda. No passado dia 8 já realizaram uma campanha de sensibilização para o tema no Mercado Mensal de Monchique. A próxima atividade será uma sessão aberta à comunidade no Centro de Saúde, no dia 28 de setembro a partir das 10h, onde vários especialistas abordarão o tema da saúde mental e do estilo de vida, informa Cláudia Sobral. Trata-se de uma iniciativa promovida, em conjunto, pela UCC, pelo município e pela equipa comunitária da saúde mental.

Além desta iniciativa, a médica psiquiatra Flávia Polido do CHUA também deverá ir à Rádio Fóia falar sobre o assunto. Por sua vez, o edifício dos Passos do Concelho será iluminado de amarelo, cor que simboliza o comportamento do suicídio.

Para conhecer mais sobre o tema, poderá consultar este documento elaborado pela Ordem dos Psicólogos: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/opp_diamundialprevencaosuicidio_documento.pdf

Share Button