O “maior festival de afrobeats do mundo” está a decorrer na Praia da Rocha
Está a decorrer a terceira edição do festival Afro Nation na Praia da Rocha, em Portimão. Esta sexta-feira é o último dia, tendo como cabeças de cartaz a estrela norte-americana de hip-hop 50 Cent, o músico nigeriano Davido e o rapper francês Booba, além de outros nomes como Fireboy DML, Vegedream, Gabzy, Sauti Sol, Gyakie e Soraia Ramos.
O festival, que é classificado pela organização como “o maior festival de afrobeats do mundo”, arrancou na quarta-feira com o cantor nigeriano Burna Boy, que já é repetente no evento, a cantora francesa de origem maliana Aya Nakamura, Popcaan, Ayra Starr, Oxlade, The Compozers, Nelson Freitas, Nissi e Camidoh. Na quinta tocaram Wizkid, a rapper britânica Little Simz, Asake, Tayc, Bnxn, Black Sherif, Victony, Ms. Banks e Tyla. O cartaz do festival inclui outras duas dezenas de nomes, que têm tocado nos dois palcos montados na Praia da Rocha.
“O Afro Nation é global e une a diáspora de todo o mundo. O festival recebe fãs de mais de 140 países, bem como um número significativo de espectadores portugueses”, afirmou uma fonte da organização à Agência Lusa. A primeira edição ocorreu em 2019 e contou com mais de 25 mil participantes, sobretudo do Reino Unido. Nos dois anos que se seguiram, o evento ficou suspenso devido à covid-19, só voltando em 2022.
Em declarações à Lusa, a organização do Afro Nation referiu ainda que “o crescimento contínuo da marca e do movimento afrobeats em todo o mundo” levou a “uma procura crescente por ingressos” na edição deste ano, estimando haver um maior número de visitantes (cuja idade mínima é 18 anos).
Foto: Sulinformação