DestaqueRegional

CRESC ALGARVE 2020 ainda tem 60 milhões de euros por executar até ao final do ano

O Programa Regional do Algarve – CRESC ALGARVE 2020 ainda tem 60 milhões de euros por executar até ao final do corrente ano de 2023. Até dezembro terão de ficar concluídos todos os projetos aprovados ao abrigo do ALGARVE 2020 e submetidas, e pagas, as despesas realizadas ao abrigo do acordo de parceria PORTUGAL 2020, informa a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Finda a validação de despesas realizadas ao abrigo do ALGARVE 2020, a Região apresenta, até à data, uma taxa de execução global de 80,47%, sendo de 80% (79,54%) no Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e 83% (83,10%) no Fundo Social Europeu (FSE). A taxa de compromisso situava-se, no final de julho, em 108% (107,51).

Os 60 milhões de euros que estão por executar e que já estão a ser aplicados em projetos distribuem-se, genericamente, pelas seguintes tipologias de beneficiários finais ou promotores: municípios, com projetos em curso e em procedimento de execução no montante de 16 milhões de euros (entre os quais 7 milhões de euros em ciclovias e eficiência energética); beneficiários das diversas medidas do Fundo Social Europeu, com 14 milhões de euros em projetos em execução; Universidade do Algarve e infraestruturas científicas no montante de aproximadamente 12 milhões de euros (inclui a primeira fase do Centro de investigação clínica do Algarve Biomedical Center (ABC), em Loulé, e o Centro de transferência de conhecimento CELERATOR, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão); empresas com 15 milhões de euros em projetos de inovação produtiva e de internacionalização; e equipamentos sociais e de saúde, com aproximadamente 3 milhões de euros de fundos europeus de investimento em curso.

A CCDR reforça que “atingir a plena execução dos fundos europeus alocados à Região do Algarve depende deste trabalho em rede e de todos os promotores e beneficiários finais”.

Partilhar