Projeto BRIDGE, que coloca Monchique como caso-piloto, promove momentos de partilha e capacitação da população

O projeto BRIDGE – Unir a ciência e as comunidades locais para a redução do risco de incêndios florestais – vai realizar momentos de partilha e capacitação da comunidade monchiquense de 22 a 24 de novembro nas três freguesias do concelho, enquadrado na fase 2 do plano.

Nas sessões, que vão decorrer entre as 09h e as 19h, na Centro de Artes e Ofícios de Monchique, dia 22; na Casa do Povo de Marmelete, dia 23 e na Sala Multiusos de Alferce, no dia 24, “serão, ainda, apresentados os resultados já obtidos no âmbito do projeto e recolhidas as perceções e opiniões da comunidade local”, adianta a organização.

De relembrar, que o BRIDGE é um projeto de investigação iniciado a 15 de março de 2021, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico sobre Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. O projeto é desenvolvido por um consórcio de três instituições, respetivamente o Instituto Superior Técnico (IST), coordenador do projeto, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), e a Universidade do Algarve (UAlg).

O concelho Monchique é o caso-piloto da abordagem BRIDGE que é desenvolvida em três fases. A Fase 1 visa conhecer o território e as suas populações, avaliando as vulnerabilidades socioecológicas e as estratégias locais de adaptação ao risco de incêndio florestal. A Fase 2, atualmente a decorrer, congrega toda a ação de capacitação local na forma de laboratório colaborativo através do qual se fomentará o diálogo entre as comunidades locais, a ciência e as organizações implicadas na gestão do risco de incêndio florestal. A Fase 3 visa partilhar o conhecimento e a abordagem BRIDGE de capacitação local para a redução do risco de incêndio florestal em Monchique e apoiar a sua replicação noutros territórios de risco.

“Partindo de uma abordagem antecipatória centrada na prevenção e na mitigação do risco de incêndio florestal o projeto BRIDGE que conta com o conhecimento tradicional das populações sobre as fragilidades do território e sobre os comportamentos protetivos mais adequados. No BRIDGE a mobilização e envolvimento da comunidade local é uma condição central do projeto como abordagem de investigação. Pretende-se construir conhecimento com a comunidade e gerar uma maior consciencialização social do risco de incêndio rural, favorecendo o compromisso continuado com a estratégia de redução do risco consensualizada”.

Este evento é gratuito, aberto a toda a comunidade e conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Alferce, Marmelete e Monchique, assim como da Câmara Municipal de Monchique.

Share Button