DestaqueRegional

Programa Regional Algarve 2020 reforça investimentos na área da saúde

O Programa Regional Algarve 2020 veio reforçar o financiamento em projetos na área da saúde com novos investimentos em equipamentos de ponta, essenciais e estratégicos para a melhoria de qualidade do serviço prestado pelo Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

O montante elegível em novos equipamentos, que deverá ser executado pelo CHUA até final de 2023, é de 7,7 milhões de euros, a que corresponde um apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  de, aproximadamente, 4,6 milhões de euros. Estes investimentos vêm complementar outros já concluídos ou em vias de conclusão pelo CHUA, no valor aproximado de 2 milhões de euros.

Já está em curso a modernização de diversos equipamentos dos blocos operatórios do CHUA no que diz respeito, por exemplo, a um sistema de neuro navegação do crânio e coluna, uma torre de cirurgia endoscópica com imagem 3D, uma cintigrafia e um equipamento de tomografia computorizada.

Relativamente a investimentos em infraestruturas de saúde, o CHUA está a remodelar o bloco operatório para reforço da atividade de Urgência, a reforçar as verbas para a construção da nova unidade de cuidados continuados no CMR SUL e a apostar no equipamento básico e também de informática de apoio à atividade cirúrgica e de cuidados intensivos.

Partilhar