DestaqueRegional

Parque Natural Marinho do Recife do Algarve foi tema na COP28

A presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, e o presidente da Associação de Pescadores de Armação de Pêra, Manuel Prudêncio, marcaram presença na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP28), que decorre nos Emirados Árabes Unidos até ao dia 12 de dezembro. Esta participação na COP teve como objetivo dar a conhecer o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado, a primeira área marinha protegida a ser criada no século XXI, em Portugal Continental.

Citada numa nota de imprensa, a presidente do Município de Silves congratulou-se com a criação desta área marinha protegida, com o seu coração na Baía de Pêra e Armação de Pêra: “É uma experiência inovadora e diferenciadora que faz com que haja uma integração das pessoas”. A área marinha com cerca de 156 quilómetros quadrados que abrange a costa de Albufeira, Lagoa e Silves, contou, desde o início, com o envolvimento e participação ativa do Município de Silves, visando a salvaguarda da biodiversidade e dos valores naturais existentes, a valorização da comunidade de pesca local e a promoção do território municipal.

Marcaram também presença no evento o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, o presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Nuno Banza, e representantes do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve e da Fundação Oceano Azul.

Partilhar