Onde celebrar o 25 de Abril?

De cravo na mão e a cantar a liberdade, quem quiser celebrar com a comunidade local a data que trouxe a democracia ao nosso país terá muitas opções por onde escolher. O Jornal de Monchique reuniu alguns dos programas, a começar pela nossa vila.

Monchique

Logo pela manhã, às 09h00, haverá uma largada de pombos no Campo de Treino de Monte Velho, seguindo-se a sessão solene nos Paços do Concelho às 9h30. Também às 09h00 dará início uma marcha de 8 km para o qual os interessados se têm de inscrever até ao dia 21 de abril.

Das 11h00 às 16h00 estão marcadas várias atividades, como jogos tradicionais e demonstrações de dança ou karaté, no Largo dos Chorões, no campo de jogos do JD Monchiquense e no Polidesportivo de Marmelete. As celebrações fecharão com um concerto no recinto de festas de Marmelete, às 16h00.

Além disto, o Município propõe aulas de fitness abertas à comunidade de 24 a 28 de abril, sessões de costura, um colóquio no dia 22 de abril na Galeria de St. António e a exposição “Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas”, que está patente na mesma galeria. Na véspera do Dia da Liberdade estão ainda marcados dois concertos no Largo dos Chorões, nomeadamente um da Orquestra de Jazz de Algarve que começará às 21h30 e um outro de Toj Gatune.

Mais informações aqui.

Portimão

O dia 25 começará em Portimão, a partir das 09h00, com a tradição do hastear da bandeira na praça 1º de Maio, da largada de pombos e da recitação do hino nacional. Pelas 10h00 arrancará a habitual Corrida da Liberdade perto da zona ribeirinha, seguindo-se a sessão solene nos Paços do Concelho a partir das 10h30. O resto do dia será dedicado à cerimónia de assinatura dos Contratos-Programa 2023 e a momentos musicais na Câmara Municipal.

Logo no dia 22 será inaugurada no Museu de Portimão, às 18h00, a exposição fotográfica “E depois do adeus” da autoria do fotojornalista Marques Valentim. São 60 imagens que retratam acontecimentos históricos de Portugal desde a Revolução de Abril até aos tempos de hoje.

No dia seguinte haverá no Teatro Municipal uma conversa sob o mote “Mulheres de Abril”, às 15h00, e um concerto do grupo Brasa Doirada, às 21h00. Estas propostas inserem-se numa vasta série de iniciativas comemorativas que o município organizou para este ano e que pode ser consultada aqui.

Silves

João Pedro Pais será o artista convidado para a noite de 24 de abril, estando o concerto marcado para as 21h30 na zona ribeirinha. A passagem para o dia 25 será depois assinalada com um espetáculo de fogo de artifício. Durante a manhã haverá a arruada da Banda da Sociedade Filarmónica de Silves e a sessão solene, sendo que as celebrações terminarão com a projeção no TMG do filme “O jovem Cunhal”, de João Botelho, às 18h00.

No dia 21, a cidade propõe no Teatro Mascarenhas Gregório a rubrica Lado B, com o cantor Paulo de Carvalho e o pianista Victor Zamora. Já no fim-de-semana, a anfitriã das comemorações será a Biblioteca Municipal, que celebra 15 anos de existência. Declamações de poemas, peças de teatro e atividades musicais para crianças são algumas das suas sugestões.

Mais informações aqui.

Lagos

Lagos propõe no dia 25, às 09h30, a cerimónia do hastear da bandeira na Praça Gil Eanes e da sessão solene, que também incluirá uma largada de pombos e atuações musicais. Pelas 11h30 dará início uma visita guiada no município pelos locais alusivos ao 25 de Abril, com o historiador Artur de Jesus, e às 13h00 está marcado um almoço comemorativo no Restaurante Adega da Marina, cujas senhas podem ser adquiridas na junta de freguesia ou no Centro Cultural de Lagos.

No dia 22 as comemorações acontecem no Centro Cultural de Lagos, com um espectáculo multidisciplinar às 18h00, e no domingo haverá na Biblioteca Municipal uma oficina de música e expressão dramática dedicada a Zeca Afonso, às 10h00. Está ainda marcado um concerto de tributo a Chico Buarque de entrada gratuita no Centro Cultural, no dia 24, às 21h30.

Mais informações aqui.

Lagoa

Em Lagoa, Nuno Ribeiro dará um concerto no dia 24 às 22h00, que fará a ponte para a entrada no dia Liberdade: a bandeira será hasteada logo à 00h00 e depois será servido o bolo do 49º aniversário do 25 de Abril.

Mais informações aqui.

Share Button