Monchique marca presença no maior certame de turismo gastronómico de Espanha

2 - standPortugal é um dos países convidados a participar no 19.º Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, Espanha, nos dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro.  Aí desenvolvem-se atividades em torno da gastronomia com variadas experiências culinárias, com mostras de degustação asseguradas em 270 expositores e os 15 restaurantes presentes. No total estão representados 12 países.

O diretor da feira, Alejandro Rubín, afirmou que «este certame representa a fidelidade entre os dois países, Portugal e Espanha, na afirmação do turismo gastronómico de qualidade e que é já hoje uma marca identificadora deste território», segundo nota da Câmara Municipal de Monchique (CMM) dirigida à imprensa.

O presidente da CMM, Rui André, que foi distinguido com o título de confrade da Confraria Gastronómica Luso-Galaica adiantou que «a aposta estratégica do nosso concelho no turismo gastronómico é, acima de tudo, uma forma de valorizar e divulgar um saber e cultura local que resulta numa oferta diferenciadora pela qualidade dos produtos e sua especificidade».

Rui André acrescentou ainda que a «participação neste evento é, também, uma forma de ampliar as linhas de cooperação entre estes dois países cujos fluxos turísticos são cada vez mais importantes para ambos, assim como uma abertura e relacionamento com outros países participantes».

A gastronomia monchiquense assume um papel «superior de promoção e engrandecimento da oferta turística local», realçando desta forma «a dimensão social e cultural da nossa gastronomia, enquanto produto turístico de elevado interesse» continua.

O Município de Monchique pretende, com a participação neste certame, promover a gastronomia Monchiquense e divulgar o turismo e a natureza da região.