Lavrar o Mar apresenta dois espetáculos de dança em Monchique
Alteração feita a 10 de novembro: a organização mudou o local do espetáculo da Igreja Matriz para os Bombeiros Voluntários de Monchique
A cooperativa Lavrar o Mar promove duas apresentações, com entrada livre, no próximo domingo, dia 12 de novembro, às 16h, nos Bombeiros Voluntários de Monchique, estando enquadradas no programa “LABAT – Actividades de Formação entre o Laboratório Artístico e o Atelier de Artista”, que consiste na criação de espaços em que as pessoas podem experimentar a matéria artística e, ao mesmo tempo, contribuir para a pesquisa desenvolvida pelos artistas convidados.
A primeira apresentação, “Wave Dance +55”, resulta de um trabalho entre o coreógrafo Rafael Alvarez, que é o convidado desta edição do programa LABAT, e um grupo de seniores, estando inspirado em “A Grande Onda de Kanawaga”, do pintor japonês Hokusai. “Participantes e público são convidados a mergulhar no universo do artista japonês para descobrir a simplicidade e a potência das principais matérias presentes ao longo desta criação: luz e sombra, corpo e papel”, escreve a organização.
Já o segundo espetáculo consiste num dueto, intitulado “Na Onda da Distância”, em que dançarão o próprio Rafael Alvarez e Noeli Kikuchi. Também é baseado na “A Grande Onda de Kanawaga”, que foi reproduzida através de uma série de litografias partindo da técnica tradicional de estampa japonesa, conhecida por ukiyo (literalmente, “mundo flutuante”).