Lagos celebra Carlos Paredes com música, cinema e literatura
No ano em que se assinala o centenário de nascimento de Carlos Paredes, o Município de Lagos promove uma programação dedicada à vida e à obra de um dos maiores mestres da guitarra portuguesa. Sob o título “Verdes São os Anos – 100 Anos com Carlos Paredes”, o programa estende-se pelos meses de abril e maio, atravessando a música, o cinema, a literatura e o encontro de ideias numa homenagem à influência do compositor na cultura portuguesa.
Em abril, a Biblioteca Municipal de Lagos acolhe o ciclo “Perdoem a Falta de Ar, os Dias Eram Assim”, que propõe uma série de sessões de cinema comentado (18h) e conversas literárias com autores, realizadores e convidados especiais (21h30).
Na próxima quinta-feira (3), a sessão inicia-se com a exibição do filme “Os Verdes Anos” (1963), de Paulo Rocha, comentado por Paulo M. Morais, que também participa, às 21h30, numa conversa em torno do seu romance “A Boneca Despida”, com a moderação da jornalista e escritora Patrícia Reis.
Já em maio, os sons da guitarra e da voz assumem o protagonismo, em três concertos evocativos do espírito e da herança musical de Carlos Paredes.
A homenagem culmina no dia 9 do próximo mês, às 21h30, no largo da Igreja de Santo António, com o concerto “Raiz”, pelo Quarteto de Coimbra: Fábio Almeida (voz), Tiago José Rodrigues e Simão Mota (guitarras de Coimbra) e Vasco Rodrigues (viola de acompanhamento), num encontro que honra a essência da música de Paredes no espaço público.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Lagos, em parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a Kintop, a Livraria Internacional, a editora Tradisom e a editora Althum. Consulte aqui o programa completo.