CulturaDestaqueLagoaRegional

Lagoa vai celebrar culturas da Ibero-América à luz das velas

Lagoa vai ser palco, entre 6 e 9 de julho, da 8ª edição do Mercado de Culturas à Luz das Velas, que terá como mote “Culturas e Rituais da Ibero-América”. Ao longo de quatro noites, o Convento de São José e as ruas circundantes acolherão “mais de 50 mil visitantes e 60 artesãos, de várias culturas e religiões do mundo”.

Para além do mercado, que abre às 19h com entrada gratuita, e dos já habituais “espaços contemplativos que pretendem deleitar os visitantes”, o evento terá sete zonas com mais de 40 símbolos desenhados com velas que visam dar a conhecer as religiões, tradições, gastronomia e mitologia da cultura Ibero-americana. As velas serão acesas pelas 20h30.

Com o objetivo de abranger a diversidade cultural e sonora da cultura Ibero-americana, a organização convidou grupos para tocarem as suas músicas tradicionais, como Son de Cuba (Cuba), Mariachi Mezcal (México), Lídia Brandão, Grupo Muzenza, Batucada Som Brasil (Brasil), Viento Nuevo (Equador), La Porteña Tango (Argentina) e o músico José Luís Pastor que irá interpretar as melodias da Península Ibérica, na época da Descoberta da América.

A sala de exposições do Convento de São José irá ainda receber a exposição de fotografia “(En)cantos do Brasil”. Nos claustros do convento, também os petiscos que lá estarão a ser servidos serão brasileiros. Fora deste espaço, haverá picanha no fogo e outras especialidades da região a ser celebrada.

“O Mercado de Culturas à Luz das Velas é um evento de rara beleza que tem atraído milhares de visitantes nas edições anteriores”, afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara, citado em comunicado.

Partilhar