DestaqueRegional

Incêndio que deflagrou em Odemira já atingiu Aljezur

O incêndio que deflagrou em São Teotónio, no sábado à tarde, já chegou ao concelho de Aljezur e está a colocar habitações em perigo.

Em direto na edição das 16h da RTP3, o presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, revelou que Odeceixe, no concelho de Aljezur, é uma das localidades “em muito risco” perante o alastrar do fogo que está a decorrer “com muita intensidade”. Segundo a Agência Lusa, o fogo está a lavrar numa encosta, em direção à praia, e está próximo de várias casas ali existentes, uma das quais já terá sido atingida pelas chamas. A freguesia está coberta por uma nuvem de fumo e as pessoas tentam salvaguardar os seus bens e animais. É possível ver moradores a carregar botijas de gás para longe das habitações, descreve a Lusa. A circulação rodoviária está cortada na EN120, entre São Teotónio e Odeceixe, desde cerca das 11h desta segunda-feira.

Contactados pelo Jornal de Monchique, os Bombeiros Voluntários de Aljezur não puderam avançar informações dado que estavam todos em terreno a combater os fogos em Odeceixe e na Bordeira.

Brejão e São Miguel, em Odemira, são as duas outras localidades mais preocupantes de momento “tendo em conta a linha de vento que está a acontecer”, continua Hélder Guerreiro, sendo que em São Miguel já está a decorrer o processo de evacuação.

O ponto de situação é “crítico”, continuando o fogo com três frentes ativas, afirma o presidente, apelando, por isso, a que sejam reforçados os meios de combate. Pelas 16h estavam no local 12 meios aéreos e perto dos 700 operacionais, estando “mais 100 a caminho”. O mais importante é “garantir a segurança das pessoas”, reforça. Já passaram 150 pessoas pelo centro de acolhimento criado no domingo e já está a ser preparado outro espaço na vila de Odemira para receber os habitantes de São Miguel.

Partilhar