Guitarra portuguesa e fantoches marcam 100 anos de Portimão
Portimão, município que está a completar 100 anos em 2024, programou uma série de eventos para marcar seu aniversário, para além das câmeras de vigilância instaladas no centro da cidade. Dois deles são uma exposição sobre a guitarra portuguesa e um programa de espetáculos com fantoches, bonecos de Santo Aleixo, marionetas e Dom Robertos.
A mostra “A ‘Minha’ História da Guitarra Portuguesa” arranca no sábado (7/9), na antiga Lota de Portimão, e reúne exemplares de José Paulo Maia Costa, um dos maiores colecionadores do instrumento no país.
Com inauguração e visita guiada marcadas para as 20h, a exposição reúne um conjunto de guitarras selecionadas de seu acervo pessoal por José Paulo Costa, que orientou muitos dos conteúdos relacionados com os exemplares patentes.
Os visitantes poderão descobrir as formas e os sons do instrumento tendo como pano de fundo a réplica do quadro “O Fado“, criado em 1910 pelo pintor José Malhoa.
Ainda no sábado, um concerto de fado com as atuações de Rita Raimundo, Cremilde e Veríssimo Galhardo, acompanhados por Vítor do Carmo (guitarra portuguesa) e Nuno Martins (viola de fado), acontecerá às 21h.
Sempre a partir das 21h30, apresentações de fado com variados artistas acontecerão no espaço nos dias 8, 14, 21 e 27 de setembro e 6 de outubro.
Humor e tradição
Já nos dias 6, 7 e 8 de setembro, a cidade receberá uma programação dirigida às famílias, revivendo a secular tradição das marionetas, fantoches e bonecos da cachamorrada, animados por artistas italianos e portugueses.
Os locais onde acontecem os eventos, em horários variados, são o jardim 1º de Dezembro, o Largo da Mó, os palcos do Boa Esperança e da Sociedade Vencedora Portimonense e a Praia da Rocha.
Há apresentações gratuitas e outras que custam de 3 € a 5 €. Detalhes sobre a programação podem ser consultados aqui e aqui.
Fotos: Direitos reservados