Iniciativa no Algarve mobiliza população para reciclagem de vidro
A Sociedade Ponto Verde e a Algar lançaram neste mês a campanha “‘Horeca’ no Algarve Recicla++ Vidro”. A iniciativa, que abrange os 16 municípios da região, pretende impulsionar a reciclagem do vidro no setor de hotelaria, restauração e cafetaria (“Horeca”), promovendo práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis para reduzir o impacto ambiental.
A campanha visa envolver e sensibilizar cerca de 1.500 estabelecimentos, incentivando a correta separação e a reciclagem adequada das embalagens, com foco especial no vidro – embora a ação também abranja embalagens de papel/cartão e de plástico/metal, entre outras.
Com isso, os organizadores pretendem incrementar a reciclagem de vidro em 10%, o que se traduz em mais 71 toneladas anuais de vidro reciclado. Para o papel/cartão e o plástico/metal, as metas de crescimento são de 3%, correspondendo a 86 e 31 toneladas por ano, respetivamente.
A campanha também visa aumentar em 18% o número de estabelecimentos que aderem ao serviço gratuito “Comércio a Reciclar”, anteriormente conhecido como “Algarlinha”. Essa ação oferece recolha seletiva de embalagens, porta a porta, ao pequeno comércio, restaurantes e serviços.
Conscientização sobre ecopontos
Durante a campanha, equipas de sensibilização e representantes dos municípios realizarão visitas aos estabelecimentos “Horeca”. Serão distribuídos materiais informativos e brindes, além de afixados vinis nos ecopontos de rua, com o intuito de educar e desencorajar o uso inadequado desses equipamentos por parte dos comerciantes.
Isso porque os ecopontos são destinados apenas para o uso doméstico. Quanto ao setor “Horeca”, devido à maior quantidade e dimensão das suas embalagens, devem buscar o serviço gratuito “Comércio a Reciclar”, que inclui formação, sacos específicos e contentores de 120 litros para vidro. Além disso, há a recolha de recicláveis diretamente no local.
Espera-se que cerca de 4.500 pessoas sejam diretamente impactadas pela iniciativa, com um alcance indireto maior, já que serão sensibilizados também os clientes.
A campanha será desenvolvida em duas fases. A primeira, de setembro a outubro, focar-se-á na sensibilização e adesão dos estabelecimentos à reciclagem. A segunda, em novembro, dedicará esforços à monitorização dos novos aderentes, assegurando que a separação dos resíduos seja realizada de forma eficaz e sustentável.
Se tem um estabelecimento comercial e ainda não aderiu ao serviço “Comércio a Reciclar”, entre em contato pelo telefone 800 911 400 (chamada gratuita) ou envie um e-mail para atendimento@linhadareciclagem.pt.