ConcursoDestaqueEducaçãoRegional

Governo lança concurso extraordinário para fixar mais 216 professores no Algarve

O governo português lançou, na semana passada, um concurso extraordinário para fixar mais 216 professores no Algarve, após novas dificuldades verificadas no setor de educação no início do ano letivo.

Na passada segunda-feira (16), o ministro da Educação, Fernando Alexandre, esteve em vários concelhos da região, visitando escolas e inteirando-se da situação, ocasião em que anunciou o concurso extraordinário de vinculação de professores, o qual estabelece também um subsídio de 450 euros mensais para os profissionais deslocados a mais de 300 km do local de residência.

“O problema estrutural só se vai resolver com formação de novos professores para responder a um aumento significativo de alunos, em larga medida resultante da imigração”, afirmou Cristóvão Norte, presidente do PSD Algarve, sobre a falta de professores.

“Há 10 anos tínhamos as escolas vazias. Hoje estão cheias. É importante, mas um grande desafio. Esses alunos são necessários e a escola tem um papel preponderante na sua integração. Ela tem que ser bem feita”, prosseguiu.

De acordo com a legislação agora produzida, estão englobadas as escolas carenciadas  que tiveram alunos pelo menos 60 dias consecutivos sem aulas a uma disciplina no ano de 2023/24. O pacote de medidas inclui a vinculação permanente e  o apoio à deslocação, reduzindo dessa forma o número de alunos sem aulas por períodos prolongados.

Partilhar