Biblioteca Municipal de Silves desafia crianças a ouvir e tocar músicas do mundo
A Biblioteca Municipal de Silves vai lançar este sábado, dia 22, uma nova atividade musical, que permitirá a crianças e jovens dos 6 aos 12 anos ouvir diferentes estilos de música e experimentar instrumentos de percussão.
Uma vez que já vinham a organizar sessões semelhantes para crianças até aos cinco anos, a Bibilioteca resolveu “alargar a proposta a faixas etárias que não cabem nessas músicas”, explica ao Jornal de Monchique Ana Reis, coordenadora deste espaço de Silves.
Tiago Pires, professor de música, foi quem ficou responsável por dinamizar esta iniciativa intitulada “Música para Crianças e Jovens”, sendo que “irá convidar a tocar e a ouvir” ritmos de várias culturas do mundo através, sobretudo, de instrumentos de percussão. Sempre a manejar a marimba, e acompanhado por Elsa Marques na flauta transversal, Tiago Pires conduzirá as crianças e os respetivos pais numa viagem musical que passará por melodias tradicionais portuguesas, árabes, africanas e brasileiras.
Às 10h00 começará a primeira sessão, que se destina a crianças dos seis aos nove anos, e logo a seguir, a iniciar-se pelas 11h00, decorrerá uma outra para os jovens dos dez aos 12. Embora as inscrições, que são gratuitas e que podem ser feitas contactando diretamente a Biblioteca Municipal de Silves, só estejam teoricamente abertas até ao dia 20 de abril, ainda serão aceites as que surgirem na véspera. “Ainda não temos as inscrições que esperaríamos”, justifica Ana Reis.
Ao contrário das sessões para os mais pequenos – que “foram um sucesso em março e abril”, segundo a coordenadora -, parece haver uma maior relutância dos pais em trazer crianças mais velhas para este tipo de atividade. Será “falta de hábito”, sugere Ana Reis. A sessão de sábado servirá assim para “ver como corre e se tem público”.