Venham mais… !

Completaram-se no dia 20 de dezembro de 2015 TRINTA anos de publicação praticamente ininterrupta do Jornal de Monchique. Um feito histórico, pelo menos no contexto local e um feito heróico, atrevemo-nos a dizer, por parte de algumas pessoas que ao longo destes anos têm dado muito do seu tempo, esforço, ideias, dinheiro até, para manter viva esta iniciativa.

Ao longo deste tempo mais de 80 pessoas colaboraram com textos, fotografias, poesias, ilustrações, ideias para paginação, conceção gráfica, distribuição, gestão da publicidade, entre outras ações. Referimo-nos apenas aos que o fizeram e fazem sem mais nenhuma relação com o jornal que não seja a colaboração pura, ou seja, sem retribuição de espécie alguma a não ser a valorização pessoal que cada uma destas pessoas toma para si e o gosto que daí sente. A meia dúzia mal contada de contratados, imprescindíveis mas sempre injustamente compensados pelo trabalho desenvolvido, tem extravasado, quase sempre, uma relação simples de empregado/empregador pela disponibilidade e entrega que todos sempre têm demonstrado. A boa relação, aberta e quase que se pode apelidar de carinhosa com as entidades públicas e mesmo privadas locais exige a responsabilidade de continuar a justificá-la.

Este sentido de integração na história de Monchique das três últimas décadas é gratificante e recordá-lo faz com que este passado nos valorize o presente que vivemos e assumimos. É com este sentido que queremos um futuro profícuo mas melhorado sempre.

O objetivo passa por sentirmos o Jornal de Monchique como uma ferramenta para ajudar na construção de uma sociedade melhor, mais culta, tolerante, aberta e desenvolvida.

O tripé da formação, informação e opinião que está definido como suporte a esta publicação é a garantia para que se concretize em cada uma das edições que aí vêm o projeto nascido há 30 anos.

Empenho para que evolua em qualquer suporte, com grande respeito pelo papel materializado mas sem impedir o emparelhamento com qualquer solução que o progresso vá propondo, é o nosso compromisso.
Venham mais… !