DestaqueLocalRegional

Vêm aí as feiras populares de Monchique, Portimão e Silves

“… o amolador cantava, nas manhãs de Outubro, o seu pregão de trabalho, despertando em nós impaciências duma feira que se aproximava. Todos os anos era este o primeiro sinal do acontecimento….”. Assim relembra António Silva Carriço, no seu livro Memórias das Coisas”, os tempos em que a feira de Monchique era um grande acontecimento na vila. Embora com menos força, a feira mantém-se ainda hoje e vai acontecer este domingo, dia 29, das 09h às 18h, no Parque de Feiras, sob o mote “reviver a tradição”. O Município promete castanhas, filhoses, algodão doce, animação musical e equipamentos de diversão.

Em Portimão, por sua vez, a Feira de São Martinho voltará ao Parque de Feiras e Exposições de Portimão, entre 3 e 12 de novembro. É o evento popular mais antigo do concelho, alcançando este ano a 360.ª edição. Não faltarão neste polo incontornável de animação outonal as tradicionais castanhas assadas, as batatas-doces, os figos, as nozes, o polvo assado, as farturas, as pipocas e o pão com chouriço, bem como pistas de carrinhos-de-choque e carrosséis, num certame que fará mais uma vez as delícias de miúdos e graúdos.

No dia de abertura, a Feira de São Martinho poderá ser visitada das 16h à 01h, enquanto a 4 de novembro funcionará das 10h à 01h, de 5 a 9 abrirá portas das 10h às 24h e, nos dias 10 e 11, das 10h à 01h. No último dia, o horário é das 10h às 24h.

Também em Silves há festa, nomeadamente a famosa Feira de Todos os Santos, que começa a 28 de outubro e se prolonga até 1 de novembro, no Sítio do Encalhe. A Feira de Todos os Santos realiza-se há 531 anos, desde a ocasião em que Silves foi agraciada com a “Carta de Feira” pelo rei D. João II. Refira-se que a Feira de Silves é visitada por pessoas provenientes de todos os pontos do concelho e de outros concelhos algarvios, onde são comercializados inúmeros artigos e produtos, da área da restauração e estuário, sem esquecer as diversões.

Partilhar