Vai um quadradinho (ou mais) de bolo de tacho?

O Dia do Trabalhador aproxima-se e, com ele, a degustação e a partilha, nas três freguesias de Monchique, do bolo de tacho, esta iguaria monchiquense que é ou adorada ou odiada, como se ouve dizer na serra.

Na freguesia de Alferce, o 1.º de Maio vai ser celebrado com a tradicional Festa do Bolo de Tacho, a começar às 9h, com um passeio pedestre. A concentração é em Alferce e as inscrições devem ser feitas até 26 de abril, através do geral@jf-alferce.pt, 282 912 126 ou 962 149 142. A Feira de Artesanato e Tasquinhas abrirá às 11h e, a partir das 14h, haverá animação musical com Telma Santos e Nelson Duarte, bem como com o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha.

Neste dia será ainda inaugurada a 1.ª Exposição de Fotografia de Alferce, no Centro Multiusos desta freguesia. Criada por iniciativa de Sally Brazil, esta mostra envolve fotografias tiradas pela população e selecionadas, posteriormente, pela Junta de Freguesia de Alferce. Qualquer interessado ainda pode participar nesta mostra coletiva com imagens alusivas às categorias Natureza, Paisagem ou Pessoas, enviando-as até hoje, em formato digital, para geral@jf-alferce.pt ou entregando-as diretamente na Junta de Freguesia de Alferce, mencionado o nome, a morada e a categoria. A exposição deverá ficar patente durante uma semana.

O dia também será assinalado em Marmelete, com caminhadas de 4,5 e 8,5 km, estando a concentração marcada para as 08h45, na Casa do Povo de Marmelete. À caminhada seguir-se-á uma prova e partilha de bolo de tacho, medronho e melosa. As incrições devem ser feitas até 26 de abril, na Junta de Freguesia de Marmelete ou através do 282 955 121 ou 925 784 548.

Por fim, na freguesia de Monchique, quem se atrever a fazer na sua cozinha o tradicional Bolo de Maio e depois a partilhá-lo na Festa do M, que voltará a animar o quintal da Junta de Freguesia, levará uma lembrança para casa. Eurico Martins e Cristina ficarão encarregues da animação musical desta festa, que tem início marcado para as 15h30 e pretende celebrar Monchique, maio, o milho, o medronho e o mel.

Share Button