Monchique promove II Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo
A Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo de Monchique (FEFE) está de regresso para a sua 2.ª edição, realizando-se nos dias 2 e 3 de maio, no Espaço Jovem. Tendo como objetivo criar oportunidades, o evento pretende facultar a aproximação entre o tecido empresarial local, bem como associações, e potenciais interessados. Várias entidades convidadas pelo Município de Monchique apresentarão ofertas de trabalho e está previsto haver, inclusive, um momento reservado para entrevistas com o intuito de “promover alguma contratação, ou, pelo menos, alguma pré-contratação”.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Monchique, Humberto Sério, o evento serve para “as pessoas saberem o que é que existe, quais são as ofertas disponíveis, que possibilidades é que existem junto do Instituto do Emprego”. Humberto Sério ressalva que “não é só para pessoas à procura de emprego, é para pessoas também que estejam empregadas e que queiram ou mudar ou fazer formação, ou até no âmbito da criação do próprio emprego”. As inscrições devem ser feitas até dia 28 de abril, para incubadora.empresas@cm-monchique.pt ou 282 910 219.
Com este propósito em vista, o Município de Monchique convidou uma série de empresas e associações, tais como a Sociedade da Água de Monchique, a DFG Monchique, o restaurante Luar da Fóia, o Monchique Resort & Spa ou a Associação de Desenvolvimento Local Corredor Verde de Monchique, que discursarão sobre o potencial do concelho de Monchique e as suas oportunidades. A ideia é “fazer ali quase uma análise SWOT”, acrescenta o vice-presidente.
Esta parte do programa está prevista acontecer no primeiro dia do evento, dia 2 de maio, cuja sessão de abertura está marcada para as 10h. A manhã desta quinta-feira ficará reservada às apresentações da parte das entidades, assim como, eventualmente, às entrevistas a participantes inscritos no Centro de Emprego para “promover alguma integração” logo no evento. Depois do almoço, cujo preço ainda está por definir, e até às 16h30, haverá um período para a criação de uma base de dados com necessidades e disponibilidades e será abordado o tema “Formação e Apoios na Criação de Emprego”.
Segundo o vice-presidente, um outro objetivo desta II edição da FEFE é “continuar a divulgar a Incubadora de Empresas de Monchique (IEM) e os seus objetivos, que se focam no apoio de projetos novos, sem custos, para quem quiser fazer parte da incubadora e lançar uma nova ideia, um novo negócio”. Daí que no segundo dia do evento, que decorrerá apenas ao longo da manhã de sexta-feira, um dos tópicos de conversa será a missão da IEM, bem como as duas startups já incubadas, que servirão de exemplo “para partilhar alguma da experiência até à data”. Será ainda abordada a questão do financiamento, dos recursos e fundos disponíveis, e, para o final da manhã, está previsto um encontro de empresários de Monchique para se debater ideias sob o tema “Oportunidades e desafios para os negócios em Monchique”.
Para este ano, o Município de Monchique convidou a Associação de Turismo de Monchique para apoiar na organização da FEFE, e a Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste volta a marcar presença enquanto colaboradora, embora com menos força devido ao encerramento, no ano passado, do projeto SerraAdentro. Por esta mesma razão, a edição deste ano da FEFE vai ser realizada ao longo de dois dias, enquanto no ano passado tinham sido três, pois, como explica Humberto Sério, o terceiro dia fora praticamente “dedicado aos seniores, não tendo tido muito a ver com emprego, formação e empreendedorismo”.
Durante o evento, o Espaço Jovem apresentará uma exposição sobre a evolução económica do concelho de Monchique.