Taça do Mundo de Ginástica Rítmica arranca esta sexta-feira no Portimão Arena

Entre 10 e 12 de maio, o Portimão Arena vai receber a primeira World Challenge Cup de Ginástica Rítmica do ano, que reunirá na cidade mais de uma centena de ginastas, em representação de 30 países, provenientes dos cinco continentes, que se preparam para competir nos Jogos Olímpicos de Paris, marcados para os meses de julho e agosto.

Participarão na prova ginastas provenientes da África do Sul, Alemanha, Angola, Arménia, Austrália, Azerbaijão, Bélgica, Brasil, Cazaquistão, Croácia, Eslovénia, Estados Unidos da América, Espanha, França, Filipinas, Grã-Bretanha, Grécia, Israel, Itália, Japão, Lituânia, México, Moldávia, Mongólia, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia e Suíça.

A alemã, e atual campeã do mundo, Darja Varfolomeev é uma das mais prestigiadas ginastas em prova, em conjunto com a atleta individual neutra Alina Harnasko, bronze nas Olimpíadas de Tóquio 2020, e com a eslovena Ekaterina Vedeneeva, que nos últimos dois anos foi quarta classificada em Taças do Mundo.

Fora da Europa, também há nomes a ter em conta, como a brasileira Bárbara Domingos e a norte-americana Evita Griskenas, ambas medalhadas no Campeonato Pan-Americano de 2023.

Quanto aos conjuntos, e com apenas nove participantes, oito países irão lutar por chegar às finais de aparelhos e não vão perder a oportunidade de ouvir os seus hinos tocar no Portimão Arena.

Espanha, medalha de bronze no All-Around do Mundial de 2023, é apontada pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) como favorita, assim como França, que está a treinar para alcançar o pódio em casa nas olimpíadas do próximo verão, mas a grande surpresa surgirá dos conjuntos da Polónia, Azerbaijão e Grécia, ainda não estão qualificados para Paris 2024.

A nível nacional, a comitiva portuguesa será composta pelas ginastas individuais Rita Araújo e Joana Pinheiro e pela equipa conjunto sénior, composta pelas ginastas Beatriz Freitas, Bruna Simões, Catarina Dias, Clara Melo, Clara Paiva e Felicia Oprea, contando ainda com as treinadoras Darina Vasileva e Sandra Nunes e as juízas Catarina Leandro e Adriana Castro.

O evento tem entrada livre.

Share Button