DestaqueLocalRegional

Rota do Petisco com novidades para edição de 2022

A edição de 2022 da Rota do Petisco vai contar com novidades para participantes e aderentes desta iniciativa, organizada pela associação Teia D’Impulsos. Na passada sexta-feira, além de comunicar a abertura para inscrições de estabelecimentos na região, a entidade aproveitou para revelar novas rotas e prometer a maior edição de sempre deste projeto.

Segundo nota de imprensa da associação, a Rota do Petisco deste ano decorrerá entre os dias 14 de setembro e 16 de outubro e voltará a apostar na confeção de pratos “com produtos locais e receitas inspiradas nas gastronomias típicas algarvia e portuguesa”. Os estabelecimentos aderentes também poderão optar pela inclusão de uma opção vegetariana “para conquistar ainda mais petiscadores”.

As inovações neste ano serão as novas rotas que se juntarão às já existentes. Além da Rota dos Chefs, que se baseia em pratos de autor, e da Rota do Mundo, para pratos de outras zonas do globo, a organização desta iniciativa adicionou outras duas. O coordenador do evento, Nuno Vieira, revela que “as novidades passam pelo lançamento da Rota da Memória, com o desafio aos estabelecimentos para que possam recriar petiscos tradicionais de outros tempos, e a Rota das Adegas, onde vamos aliciar os petiscadores a descobrirem as adegas e os vinhos do Algarve”. Vieira acrescenta que, para a edição de 2022, “estamos a trabalhar para a maior rota de sempre, que consiga chegar aos quatro cantos do Algarve, e que possa voltar a ter eventos de animação de rua e outras  iniciativas que coloriam o projeto”.

Além destas, o evento terá igualmente a Rota Solidária, uma iniciativa “para projetos de instituições sociais e solidárias do Algarve”. A associação Teia D’Impulsos informa que “o valor de 1,5€ que os petiscadores pagam pelo passaporte que dá acesso à Rota do Petisco reverte na íntegra, todos os anos, para os projetos apoiados” e, tendo em conta que em 2022 se celebra o Ano Europeu da Juventude, a organização “decidiu ser este o tema central da Rota Solidária deste ano”. As instituições interessadas em participar deverão submeter projetos enquadrados nas áreas de combate à discriminação social, racial e de género, promoção da saúde mental dos jovens e voluntariado jovem até 9 de junho.

Já os estabelecimentos que pretendam aderir à edição de 2022 da Rota do Petisco terão até 30 de junho para se inscreverem.

Partilhar