Região de Turismo do Algarve revela legado omíada em Vila do Bispo

A Região de Turismo do Algarve (RTA), promove, amanhã dia 6,uma fam trip do projeto «Redescobrir os Segredos dos Algarve», desta vez em Vila do Bispo, e que ira dar a conhecer mais alguns dos segredos do principal destino turístico do país e, ao mesmo tempo, revelar a herança árabe na região.

Com um programa que se desenrola durante todo o dia, a visita a Vila do Bispo irá revelar algumas das maravilhas menos conhecidas deste concelho algarvio. Os jornalistas, operadores turísticos e entidades regionais terão a oportunidade de descobrir várias facetas da oferta turística do concelho, desde as artes, ao património histórico e arqueológico e ainda a cultura gastronómica.

«A fam trip em Vila do Bispo será um desafio dois-em-um, já que a viagem de familiarização também integra a descoberta da Rota dos Omíadas no Algarve, o itinerário turístico-cultural dedicado à dinastia árabe que há mil anos dominava o Mediterrâneo. Na ação, será então dado a conhecer o património legado pela dinastia dos Omíadas no território do município, um dos 11 municípios algarvios que aderiram à Rota Omíada, a qual integra o itinerário internacional Umayyad Route que faz parte do conjunto de Rotas Culturais do Conselho da Europa» afirma a RTA em comunicado.

«Com esta iniciativa, pretendemos continuar a dar a conhecer o outro lado do Algarve: o seu rico património cultural e histórico, presente nas artes, nos monumentos, e também na gastronomia local. Vamos apresentar alguns dos atrativos turísticos de Vila do Bispo, que têm grandes potencialidades para cativar mais turistas e visitantes em época baixa» explica Desidério Silva, presidente da RTA.

A fam trip «Redescobrir os Segredos do Algarve» teve início em 2013 e já passou por Alcoutim, São Brás de Alportel, Monchique, Lagos, Lagoa, Aljezur, Tavira e Silves. Esta iniciativa conta com o apoio do Município de Vila do Bispo, da Direção Regional da Cultura do Algarve e do Projeto Umayyad – Rota Omíada.

 

Créditos fotográficos: Hélio Ramos