Portimão celebra Dia Nacional dos Jardins pela primeira vez

Esta quinta-feira, Portimão celebra, pela primeira vez, o Dia Nacional dos Jardins, que foi aprovado por unanimidade pela Assembleia da República, em 16 de setembro de 2022. Os impulsionadores foram os alunos da turma do 10º L da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (ESMTG), tendo estes realizado uma petição a apelar à criação deste dia visando homenagear o arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Teles.

Para comemorar a data, o município organizou um programa com atividades sobretudo ao ar livre, que está aberto à população. De manhã já houve a inauguração, na ESMTG, de uma exposição alusiva ao tema “Jardins” com trabalhos de alunos da EB1 Major David Neto.

Seguiu-se um momento de jardinagem, onde se plantou uma árvore e se preparou um canteiro de suculentas enquanto alguns grupos musicais formados por alunos da ESMTG tocavam. Na hora do almoço foi servido um piquenique para a comunidade escolar.

À tarde, pelas 14h30, decorrerá a inauguração de um abrigo para a “Teixeira” e o “Manel”, o casal de gatos mascote da ESMTG, que se fará de novo acompanhar por momentos musicais.

Além disto, o Museu de Portimão também fará parte das comemorações, convidando para uma conversa, a iniciar-se às 17h00, o arquiteto paisagista Gonçalo Duarte Gomes e Carlos Café, professor de Filosofia na ESMTG e impulsionador da petição que levou à criação do Dia Nacional dos Jardins.  O dia culminará com uma jam session, às 19h00, a cargo dos alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz da Escola da Bemposta.

Share Button