CulturaDestaquePortimãoRegionalSugestões culturais para o mês

Programa do centenário de Portimão segue em outubro

No âmbito das celebrações do centenário da elevação de Portimão a cidade, o mês de outubro vai ser marcado por diversas manifestações artísticas, gastronómicas e de memória coletiva.

O mês em que o Município homenageia a pessoa de idade maior arranca com o espetáculo de dança “Miquelina e Miguel” (foto), inspirado na perda de memória e na forma carinhosa como a mesma deve ser tratada, e que está marcado para as 19h desta terça-feira (1) no grande auditório do Teatro Municipal de Portimão (Tempo).

Os bilhetes para o espetáculo, indicado para maiores de 6 anos, custam 5 euros e encontram-se à venda na BOL e nos locais habituais. Essa é a primeira proposta do mês programada pela Lavrar o Mar – Cooperativa Cultural. Saiba mais neste link.

Gastronomia

Outubro também será pautado pela gastronomia, a começar pelo espetáculo de teatro culinário “Quem Vai para o Mar não Volta a Terra”, para maiores de 12 anos. Criado por Giacomo Scalisi e Sandro William Junqueira, aborda a arriscada faina marítima tão ligada à comunidade pesqueira local e que vai à cena nas instalações da Associação Cultural e Recreativa Alvorense entre quinta-feira (3) e domingo (6).

Integrado também nas propostas artísticas da Lavrar o Mar, o espetáculo aborda a dureza além-mar, onde os homens escolhem o frio, o nevoeiro e a solidão, que ficam para sempre dentro deles. Mesmo numa casa povoada de família, preferem estar sós e só pensam em voltar, marear e pescar.

A interpretação caberá a António Fonseca, Gabriel Gomes e Sofia Moura, e a gastronomia será confecionada por Rosário Pinheiro. As apresentações estão marcadas para as 19h30 nos dias 3, 4 e 5, enquanto no dia 6, começará às 11h30. Os ingressos, que incluem refeição, custam 12 euros e devem ser adquiridos na BOL e nos locais habituais. Veja detalhes aqui.

Teatro-instalação

Outro destaque caberá ao teatro-instalação “Biblioteca de Cordas e Nós”, produzido por José Antonio Portillo e que no Tempo estimulará experiências individuais e imaginativas através da colaboração dos estudantes do ensino secundário, prometendo surpreender todos aqueles que participarem.

Preparado pela Lavrar o Mar, o espetáculo terá lugar às 18h nos dias 5 e 19 e às 17h dos dias 6 e 20, podendo os bilhetes ser adquiridos na BOL e nos locais habituais, com o seguinte preçário: 5 euros  (adultos) e 3 euros (crianças e jovens de 6 a 12 anos).

Neste projeto em evolução contínua, as fotografias das sombras de cada jovem poderão ser vistas na parte exterior da “Segunda Pele” da biblioteca. O projeto contou com a participação artística de Matilde Real e Rita Rodrigues. Aceda a mais informações aqui.

Mais atrações

Entre 11 de outubro e 10 de novembro, a Associação Teia D’Impulsos realizará o tour gastronómico “100 Anos 100 Sabores”, convidando portimonenses e visitantes a percorrerem becos e ruelas, descobrindo os pontos históricos e culturais da cidade através do paladar.

Já os músicos Pedro Salvador, Johannes Krieger e Margarida Mestre continuam a desenvolver, ao longo deste mês, laboratórios musicais de guitarras, sopros e voz, dirigidos a músicos profissionais e amadores de Portimão.

As próximas sessões dessa produção artística, igualmente a cargo da Lavrar o Mar, estão marcadas para os dias 12, 13, 19 e 20 (guitarra), 19 e 20 (sopros) e 28, 29, 30 e 31 (coro).

Também começarão a ser instalados pelas paredes da cidade os azulejos criados no âmbito do projeto “100 Anos, 100 Sardinhas”, juntando 50 artistas à meia centena de “candidatos a Picasso”, selecionados entre as mais de 300 pessoas que aceitaram o desafio de desenhar este ex-libris da culinária local, deixando a sua marca em Portimão.

A referência final vai para as exposições “Histórias que o Rio nos Traz” (até 3 de novembro) e “100 Anos de Cidade – 24ª Corrida Fotográfica de Portimão” (até 10 de novembro), ambas patentes no museu.

Mais detalhes sobre a agenda de eventos de outubro também podem ser encontrados no site do centenário.

1º Festival da Voz

Para além das comemorações do centenário, o Grupo Coral de Portimão organiza a primeira edição do Festival da Voz de Portimão, entre quinta e sábado (5).

O evento é aberto a todos os interessados e engloba dois espetáculos, musical e teatral, e uma palesta. A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhetes a partir de hoje no museu e no Tempo.

O programa começa às 16h da quinta com a apresentação, no museu, da peça de teatro “Sou Português, Portugal”, interpretada pelos alunos do Agrupamento de Escolas Nuno Mergulhão, com direção musical e encenação de Francisco Balancho.

No dia seguinte, a partir das 18h, o teatro da cidade recebe a palestra “A Saúde da Voz”, a cargo da médica Ana Paula Batista, estando prevista a atuação do Grupo Coral de Portimão e a participação especial de Corália Moreira.

Por fim, no feriado de 5 de outubro, Dia da Implantação da República Portuguesa, terá inicio às 16h, também no Tempo, o espetáculo “Festa da Voz”.

Partilhar