Portimão prepara-se para viver a Páscoa já a partir deste sábado
Entre este sábado (5) e 20 de abril, Portimão terá diversos pontos de diversão gratuita e de celebração das tradições pascais.
Os núcleos de atração inspirados na Páscoa vão estar distribuídos um pouco por toda a cidade, com o propósito de conciliar a tradição religiosa com a alegria da celebração da quadra em família.
“Viva a Páscoa em Portimão 2025” é o programa preparado pelo Município, onde ganha destaque a já popular Caça aos Ovos e o Coelhinho da Páscoa, mas também a Caça à Selfie, com vários spots que prometem servir de cenários originais para as imagens captadas por residentes e turistas.
De 18 a 20 de abril, a Caça aos Ovos, para crianças até aos 12 anos, será realizada em moldes diferentes nesta edição, porque percorrerá a cidade e terminará no Tempo (Teatro Municipal de Portimão), onde estará o Coelhinho da Páscoa.
A atividade decorre das 15h às 18h e contará com a distribuição de ovos de chocolate a todos os participantes. O Coelhinho da Páscoa estará no Jardim Visconde de Bivar também nos dois fins de semana (5 e 6 e 12 e 13), das 15h às 18h.
Outras atrações
Por sua vez, o largo 1º de Maio, a Praça da República, o jardim 1º de Dezembro, o jardim Visconde Bívar, o Largo da Mó e, pela primeira vez, o adro da Igreja Matriz de Portimão serão transformados em cenários, com decorações temáticas, iluminação especial e atividades lúdicas.
No Largo da Mó, será possível viajar num carrossel parisiense com 16 lugares. A diversão estará em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 15h às 20h, sendo este horário alargado ao período da manhã, nos fins de semana e feriados, quando estará aberto das 10h às 13h e das 15h às 20h.
Os photopoints para a Caça às Selfies serão instalados no largo 1º de Maio, na Praça da República – onde haverá também um baloiço decorativo -, no jardim 1° de Dezembro e na praça Manuel Teixeira Gomes.
O jardim Visconde Bívar estará decorado a rigor com ovos da Páscoa e outros elementos, enquanto no adro da Igreja Matriz de Portimão, um dos edifícios centrais das comemorações religiosas, vai ser instalada uma estrutura de arcos também alusiva à quadra.
Ainda neste programa está agendado o Concerto de Páscoa com a Orquestra do Algarve, no dia 19, às 21h, no Tempo. Os bilhetes podem ser adquiridos na plataforma BOL e nos locais habituais. Destaque também para o Concerto de Páscoa com Barlavento Ensemble (Orquestra de Cordas) no Museu de Portimão, no dia 12, pelas 18h.
O programa litúrgico também vai marcar a Semana Santa. Referência especial para as vigílias pascais, eucaristias, vias-sacras e procissões que terão lugar, nos próximos dias, nas paróquias de Nª Srª da Conceição – Matriz de Portimão, da Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande, do Divino Salvador de Alvor, da Igreja de Montes de Alvor, da Igreja de Santo André – Penina, da Paróquia da Nª Srª do Amparo e do Vicariato da Pedra Mourinha.
