Portimão expõe ao ar livre postais que ilustram a sua paisagem urbana e social de há 100 anos

Na Praça Manuel Teixeira Gomes vai inaugurar no dia 29 de julho, pelas 18h, uma exposição sobre a história do postal ilustrado de Portimão entre 1900 e 1925. Organizada pelo GAMP – Grupo de Amigos do Museu de Portimão, a mostra corresponde à sétima edição de um projeto de exposições intitulado “Passear pela História” e convidará “à descoberta de algumas das primeiras imagens da antiga Vila Nova de Portimão, através dos primeiros bilhetes postais ilustrados da localidade”.

O conjunto de postais provém da coleção do bibliófilo João Tavares, arquivada no Centro de Documentação do Museu de Portimão, e da colaboração do colecionador Manuel Mendonça e também de António Feu. “Pelas imagens apresentadas, nas quais se inclui o primeiro postal ilustrado de Portugal, editado em 1894 por ocasião das Comemorações do V Centenário do Infante D. Henrique, poderão ser percorridos os primórdios da intensa vida marítima, industrial, rural e comercial que moldou o município de Portimão”, lê-se na nota de imprensa. 

“Passear pela História” é uma projeto de exposições de rua iniciado em 2017, que procura, entre outros objetivos, “fortalecer a identidade da comunidade portimonense ao valorizar a cidade e o concelho enquanto destino cultural e de lazer”.

Esta exposição ao ar livre ficará patente até 17 de setembro, sendo promovida pelo GAMP com o apoio da Junta de Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão.

Share Button