DestaquePortimãoRegional

Portimão convida a conhecer como era “um dia na Pré-História”

Este sábado vai ser possível conhecer o quotidiano das populações pré-históricas nos Monumentos Megalíticos de Alcalar através da iniciativa do Museu de Portimão “Um Dia na Pré-História”. 

Com entrada livre, o evento dirige-se sobretudo a famílias e decorrerá das 10h00 às 18h00. Ao longo do dia haverá ao dispor dos visitantes diversos ateliês práticos e didáticos representativos das atividades de caça, olaria, gravura, tecelagem, fabrico de ferramentas, processos de talhe, música, preparação e cozedura de alimentos, fabrico de cerveja pré-histórica, fabrico de instrumentos agrícolas e adornos, transporte de grandes monolíticos e moagem.

Também decorrerão visitas orientadas aos monumentos megalíticos por arqueólogos conhecedores da zona e um grupo de alunos dos cursos profissionais de Interpretação Teatral e de Cordas e Teclas do Agrupamento das Escolas da Bemposta recriará ainda cenas do quotidiano que remetem para os tempos milenares em questão.

Paralelamente, a arqueologia experimental voltará a marcar esta iniciativa. Auxiliada por duas dezenas de voluntários, a equipa do Museu de Portimão, que já tem muita experiência neste tipo de recriações, irá preparar alguns alimentos como sucedia há 5 mil anos: com fogo e auxiliados somente por instrumentos de pedra. Os visitantes poderão participar na preparação da refeição até à sua confeção, cuja ementa inclui berbigão, amêijoa, peixe e carne de porco e de borrego.

Esta recriação histórica integra o conjunto de iniciativas promovidas pelo Museu de Portimão para assinalar o seu 15º aniversário, que também inclui a inauguração da exposição “Manuel Guerreiro, O Homem do Jazz”, patente de 20 de maio a 3 de setembro, e a 23ª Corrida Fotográfica de Portimão, cuja modalidade presencial terá lugar no dia 20 de maio.

Partilhar