Município de Monchique promove ação de restauro ambiental aberta a voluntários
A Câmara Municipal de Monchique, em parceria com o Projeto BRIDGE e a Universidade de Évora, vai realizar uma ação de restauro ambiental na Cruz da Foia, estando, para isso, a procurar voluntários.
A intervenção, que terá lugar no dia 27 de janeiro, pelas 10h00, vai colocar no terreno cerca de 3 mil plantas produzidas no âmbito do projeto Life-Relict. O objetivo é dar continuidade à preservação de um habitat raro na Europa, listado na Diretiva Habitat (92/43/CEE) como prioritário para conservação e que se descreve como Matagais Arborescentes de Laurus nobilis ou Matos Altos de Lauróides.
Neste habitat, dominado por plantas que testemunharam as florestas Laurissilva que ocuparam a Península Ibérica em épocas geológicas passadas, estão incluídas as adelfeiras, que são o alvo do Projeto Life-Relict.
Os voluntários interessados em juntar-se a esta iniciativa devem levar roupa prática e calçado apropriado, luvas, equipamento de plantação, sacho ou enxada, assim como água e uma merenda, aconselha o Município.
As inscrições devem ser feitas até dia 26 de janeiro, para o e-mail ddr@cm-monchique.pt ou para o telefone 282 910 284.