Monchique assinala 50 anos do 25 de Abril

Por ocasião das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Monchique preparou um programa que se prolonga de 20 de abril a 4 de maio, incluindo exposições, tertúlias, concertos, bem como atividades desportivas e lúdicas.

As celebrações inauguram no dia 20 de abril, com a exposição “Alves Redol, Horizonte revelado”, que ficará patente na Galeria de Sto. António até 24 de maio. No mesmo dia, o Clube BTT Monchique organiza a Prova da Taça do Algarve de Rampa da Associação de Ciclismo do Algarve “I crono-escalada de Monchique”, com início marcado para as 14h, na Picota. Também nessa tarde, decorrerá a tertúlia “25 de Abril – 50 anos” na Galeria de Sto. António, às 15h.

A noite de 24 de abril será dedicada à música, sendo o palco no Largo dos Chorões. O primeiro concerto começará às 21h30 e contará com a presença de Índios da Meia Praia –Tributo a Zeca Afonso e Amigos da Luta. Segue-se, pelas 23h, um concerto com CR&F e, à meia-noite, haverá fogo de artifício para assinalar a passagem para o dia 25 de abril.

O programa previsto para o Dia da Liberdade integra uma série de atividades, começando com a largada de pombos organizada pelo Clube de Caça e Pesca de  Monchique, às 09h, no Campo de treino – Monte Velho. À mesma hora terá início um torneio aberto de petanca (para mais informações/inscrições, contactar cdcnave1978@gmail.com) e uma marcha corrida pela Rota da Bica Boa, de 5 ou 8 km, sendo a concentração nas Piscinas Municipais (as inscrições estão abertas até dia 24 de abril e devem ser feitas através de emanuel.varela@cm-monchique.pt ou 282 910 234). Como de costume, a bandeira será hasteada, nos Paços do Concelho, às 9h30, ao que se segue uma Sessão da Assembleia Municipal de Monchique.

Ainda de manhã, a Junta de Freguesia de Marmelete vai promover, na Escola E.B. nº 1 de Marmelete, dois jogos de futebol (um às 10h e outro às 12h) e uma aula de Zumba (às 11h). No Largo dos Chorões, além de haver, durante todo o dia (das 10h às 19h), atividades de Dynamic train, Dynamic Bungee e um insuflável, entre as 14h e as 18h serão ainda organizados jogos tradicionais e, às 16h, decorrerá uma demonstração de Karate Shotokan, com a Academia de Karate de Monchique.

A efeméride será também assinalada no parque de S. Sebastião, onde o Clube Desportivo e Cultural da Nave realizará uma demonstração de dança contemporânea, às 15h, assim como no Recinto de Festas da Paróquia de Marmelete. Aqui haverá uma homenagem aos Antigos Combatentes do Ultramar da Freguesia de Marmelete, pelas 15h, e um concerto com Toj Gatune, às 16h. Ainda neste dia, a Junta de Freguesia de Monchique inaugura, na sua Sala Multiusos, a exposição temática retrospetiva “Freguesia de Monchique – 50 anos de Democracia”.

As celebrações continuam depois no dia 27 abril, com um peddy-papper baseado no jogo “À Descoberta de Monchique” (da Junta de Freguesia de Monchique) e uma Corrida Fotográfica organizados pela Associação Monchique Corredor Verde (AMCV). O local de encontro é na sede da AMCV, às 09h30, sendo a participação gratuita mas com inscrição obrigatória até dia 22 de abril para monchiquecorredorverde@gmail.com. Pelas 16h decorrerá o espetáculo “No Limite da Dor”, no Largo dos Chorões, tal como no dia seguinte haverá o espetáculo “50 Anos de Abril”, no mesmo local e à mesma hora. Por fim, no dia 4 de maio será apresentado o projeto literário “Depois do Adeus”, na Galeria de Sto. António.

Share Button