DestaqueLagosPatrimónioRegional

Lagos propõe visitas guiadas pela cidade para pessoas com deficiência visual

O município de Lagos vai organizar visitas guiadas pela cidade para pessoas cegas ou com graves dificuldades visuais nos meses de junho e outubro. A iniciativa, intitulada “Conhecer Lagos através dos Sons e dos Sabores – Roteiro para a sua Descoberta”, é promovida pelo Balcão da Inclusão da Câmara Municipal de Lagos.

“Aproveitando as valências de que Lagos dispõe nos domínios do património histórico, natural, artístico e gastronómico”, o objetivo deste novo projeto inclusivo é dar oportunidade aos cidadãos com deficiência visual de qualquer parte do país de desfrutarem da cidade através de “experiências estimulantes para a audição, olfato, paladar e tacto”, lê-se no comunicado.

As visitas, que são gratuitas e têm “condições de segurança garantidas”, serão conduzidas pelo historiador e técnico da Câmara Municipal de Lagos, Artur de Jesus, e contarão com a presença de Dina Neto, funcionária da autarquia e também ela uma pessoa com deficiência visual.

Alguns locais previstos para os passeios são a Marina e o Porto de Lagos, o Mercado da Avenida, a Praça Luís de Camões, a Praça Gil Eanes e a Praia da Batata. Aqui os participantes poderão “apreciar os sons e aromas do mar e da atividade piscatória, tocar nas muralhas e monumentos ou até degustar a tentadora doçaria regional ao mesmo tempo que conhecem mais sobre a História de Lagos”.

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas através do email balcao.inclusao@cm-lagos.pt.

Partilhar