Festival dos Descobrimentos de Lagos arranca hoje
A 11ª edição do Festival dos Descobrimentos de Lagos arranca esta quinta-feira com um novo formato e numa área mais alargada. Depois de quatro anos de pausa, o festival volta à cidade com experiências interativas para toda a família e atividades culturais como espetáculos, conferências, exposições, visitas comentadas e recriações históricas.
Sob o mote “D. Sebastião e os 450 anos de Elevação de Lagos a Cidade”, que se assinalam este ano, o evento integra algumas novidades que intensificam a “viagem ao passado de Lagos”, nota a autarquia em comunicado.
A abertura já foi feita esta tarde, às 14h30, com o Cortejo Histórico ao longo da Avenida dos Descobrimentos, que contou com o envolvimento da comunidade local e que inaugurou, por sua vez, a Feira Quinhentista.
Ao longo dos próximos três dias, haverá polos temáticos e interativos para redescobrir a história da cidade, como a Mostra de Armas (Forte Ponta da Bandeira), o Acampamento Mouro de Mulei Mohâmede Almotauaquil (Jardim da Constituição), Instrumentos de Tortura (Armazém Regimental), Vida a Bordo de uma Caravela (Caravela Boa Esperança), Jogos para Famílias (Jardim da Constituição), Vila Notável (antigo Hospital de Lagos) e Construir uma Caravela (exterior do Forte Ponta da Bandeira).
Além disso, os três palcos do recinto terão animação constante, proporcionando momentos de música cristã e árabe, percussão, dança oriental, estátuas vivas, teatro infantil, marionetas, encenações, torneios de cavalaria ou espetáculos de fogo. À noite, destacam-se os “Grandes Espetáculos” de artes performativas, circenses e pirotecnia.
Apesar de o centro histórico da cidade continuar a ser o coração do evento, também haverá outros sítios a explorar na cidade, como a Biblioteca Municipal, que organizará sessões comemorativas do Dia Mundial da Língua Portuguesa nos dias 5 e 6, o Mercado de Escravos, que propõe visitas guiadas, e o Centro Ciência Viva de Lagos, onde estarão expostos instrumentos de navegação e mapas.
Como habitual, o festival tem entrada gratuita, mas este ano propõe duas experiências pagas que visam transportar os participantes para os tempos dos Descobrimentos e Renascimento: a atividade Navegador por um Dia – Passeio na Nau Santa Bernarda (de 4 a 7 de maio) e a Ceia Quinhentista (7 de maio).
O festival decorrerá até ao dia 7 de maio, entre as 15h00 e as 00h00. Veja a programação completa aqui.