Lagoa volta a assinalar a Semana da Biodiversidade

O Município de Lagoa volta a celebrar, de 17 a 28 de Maio, a Semana da Biodiversidade com o objetivo de assinalar a Comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade, que se assinala a 22 de maio. Para a edição deste ano estão previstas atividades de educação ambiental de caráter formativo (formação creditada) e informativo (Oficinas da Biodiversidade), de formato on-line e presencial, e em horário laboral e pós-laboral, de modo a poder alcançar todos os interessados e entusiastas do ambiente, de perto e de longe, e sensibilizar toda a comunidade civil.

A iniciativa arrancará com um Curso teórico-prático de Observação de Aves – 1ª & 2ª parte, lecionado por David Santos. O curso decorrerá no dia 17 de maio (6.ª feira), das 18h às 20h30, e no dia 18 das 08h30 às 18h30. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias através deste link.

No dia 21 (3ª-feira) será apresentado, entre as 10h e as 11h30, o Espetáculo Plastikaos: O Grande Rebulixo – D. Roberto e o Lixo Marinho – Praia Grande – Ferragudo, com Jorge Soares e a participação da Escola Básica de Ferragudo. A 22 de maio (4ª-feira) decorrerá, das 09h30 às 12h00, a Oficina do Litoral na Praia Grande – Ferragudo, com Rosana Afonso e a participação de 44 crianças da Escola Básica da Mexilhoeira da Carregação (Professores Conceição Martins e Hélder Santos). Segue-se, no dia 24 de maio, das 09h15 às 11h45, mais uma Oficina do Litoral, mas desta vez na Praia do Vale do Olival, com Rosana Afonso e aparticipação de 45 crianças da Escola Básica de Porches (Professores João Figueiredo e Beatriz Alves).

No dia 25 de maio haverá uma Formação On-line Técnicas de Ilustração Científica – Técnica da Aguarela, com Ana Rita Afonso, das 09h às 13h. Também aqui as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias através deste link.

Por fim, a 28 de maio será promovida uma Cork Tour – Viagem ao Mundo da Cortiça – Visita à Corticeira Amorim, no âmbito do Projeto Green Cork, com a participação de 40 alunos do 4º ano da EB1 de Carvoeiro e EB1 de Porches (Prof.ª Anabela Domingos e Prof.ª Sónia Inácio).

“A presente oferta formativa na área do ambiente e da literacia ambiental pretende reforçar o compromisso do Município de Lagoa no cumprimento e promoção dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável,  para concretização da Agenda 2030. Destes, destacam-se o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (ODS 4); contribuir para cidades e comunidades mais seguras, resilientes e sustentáveis (ODS 11); tomar iniciativas ao nível do clima, de modo a promover a mitigação das alterações climáticas (ODS 13); promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, e gerir de forma sustentável as florestas, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade (ODS 15); e revitalizar as parcerias para o desenvolvimento sustentável (ODS 17)”, sublinha a Câmara Municipal de Lagoa em comunicado.

Share Button