Lagoa realiza Mercado à Luz das Velas

A cidade de Lagoa voltará a ser palco para mais uma edição do Mercado à Luz das Velas, dois anos após o último certame. O evento decorrerá entre os dias 14 e 17 de julho, entre as 19h00 e as 00h30, no Convento de São José e ruas circundantes.

Segundo a organização, o objetivo desta iniciativa será “abranger a diversidade cultural e sonora das 6 culturas ou áreas geográficas do mundo que estiveram em destaque nas 6 anteriores edições: cultura Islâmica, cultura judaica-sefardita, cultura celta, Rota da Seda, África e Mediterrâneo”. O certame incluirá quatro “cenários”, isto é, palcos, onde serão apresentadas “músicas tradicionais de raiz” tocadas por artistas como “Lu Yanan (China), Kilema (Madagáscar), Milo Ke Mandarini (Espanha), El Laff (Marrocos / Espanha), Zé Francisco Trio, Algibre, Banda Atlântica e Mónica Pereira (Portugal).

Tal como no passado, o público terá a possibilidade de conhecer as “sete zonas com mais de 40 símbolos desenhados com velas que pretendem dar a conhecer as religiões, tradições, gastronomia e mitologia das 6 anteriores culturas que marcaram presença nas anteriores edições, posicionados nas entradas e nos meandros do mercado” e que serão cujos pavios serão acesos “pelas 20h30”. O evento contará ainda com “diferentes espaços contemplativos que pretendem deleitar os visitantes”, como a “Praceta das Velas (dedicada à cultura judaica), a Rua do Oriente e o Jardim Zen”.

A organização acrescenta que “os claustros do Convento de São José irão converter-se numa Taberna Celta com cerveja artesanal e hidromel”, dado o “papel preponderante” da gastronomia nesta iniciativa.

Já na vertente artística, a sala de exposições do Convento de São José receberá “uma exposição de pintura e colagens denominada ‘Culturas do Mundo’ de Ana Paula Almeida”.

A entrada no evento será gratuita.

Share Button