Junta de Freguesia de Monchique receberá sessões do projeto Magallanes_ICC

A junta de Freguesia de Monchique receberá sessões dedicadas ao projeto Magallanes_ICC – Centro de Empreendimento de Indústrias Culturais e Criativas. Esta iniciativa terá como propósito «trabalhar no território dos Lugares de Globalização (concelhos de Monchique, Vila do Bispo, Aljezur, Lagos e Silves) para estimular a criação de produtos e/ou serviços no âmbito das ICC, ligados à temática da “participação algarvia no empreendimento da expansão marítima dos séculos XV e XVI”».

Segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve, líder da equipa que compõe este projeto, este parte de uma “cooperação transfronteiriça (Interreg), que reúne vários parceiros do Alentejo, Algarve e Andaluzia”.

A primeira destas sessões terá lugar já hoje, dia 4, das 17h30 às 19h30, na sala Manuel Martins, no edifício da Junta de Freguesia de Monchique. Além de servir para apresentar e enquadrar o projeto, tarefa a cargo de Susana Calado Martins, a atividade contará com duas intervenções. Rui Manuel Loureiro falará sobre “Fernão de Magalhães e a Primeira Globalização”, ligando os “territórios do Barlavento algarvio e aos chamados Lugares da Globalização” à “primeira viagem de circum-navegação e as suas consequências em termos globais”, enquanto que Patrícia de Jesus Palma apresentará “Indústrias Culturais e Criativas: Conceitos, Desafios e Oportunidades”, que procurará “precisar conceitos, evidenciar os desafios e apresentar um caso, a partir do universo da investigação e produção de conteúdos”. A sessão contará ainda com a presença da Diretora Regional de Cultura, Adriana Nogueira.

A sala Manuel Martins receberá nova atividade a 22 de julho, à mesma hora, «para uma conferência da responsabilidade de Filipe Castro, subordinada ao tema “Construir e armar caravelas algarvias na primeira modernidade”».

As sessões contarão com o apoio da Câmara Municipal de Monchique e da Junta de Freguesia de Monchique.

Share Button