DestaqueRegional

Governo aprovou a criação do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado

Foi aprovada ontem, dia 23 de novembro, em Conselho de Ministros, a criação do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado, a primeira área marinha protegida a ser criada no século XXI, em Portugal Continental. Situado entre Albufeira, Lagoa e Silves, terá uma área marinha com cerca de 156 quilómetros quadrados.

A proposta de criação de uma área marinha protegida de interesse comunitário foi apresentada ao Governo em 2021, pela Fundação Oceano Azul e pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, segundo o jornal Público. O processo envolveu ainda os municípios de Albufeira, Lagoa e Silves, bem como associações de pescadores locais, a indústria hoteleira, empresas marítimo- turísticas e organizações não-governamentais.

Na discussão pública desta proposta participaram cerca de 80 entidades, algo sem precedentes no país, escreve o jornal Barlavento, sendo que já tinha registado resultados históricos na consulta pública prévia a este ato de classificação, com mais de 150 comentários e 86 documentos submetidos.

Considerada uma das zonas mais importantes de pesca no mar do Algarve, o local concentra perto de 900 espécies piscícolas, 12 das quais são novas para a ciência, de acordo com o Público. Os principais objetivos da proposta de criação deste Parque Natural são incentivar a preservação do ecossistema marinho e encorajar práticas sustentáveis no turismo e na pesca local.

Partilhar