Dia Internacional da Mulher no concelho de Monchique inspira-se no ODS n.º 5 da ONU e promove recolha de bens para mulheres ucranianas

A data 8 de março assinala o Dia Internacional da Mulher e vai ser celebrado, em Monchique, nalgumas iniciativas.
Na freguesia de Monchique, as comemorações serão inspiradas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5: Igualdade de Género, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Este objetivo prevê:
“- Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas, em toda parte.

– Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos.

– Eliminar todas as práticas nocivas, como os casamentos prematuros, forçados e envolvendo crianças, bem como as mutilações genitais femininas.

– Reconhecer e valorizar o trabalho de assistência e doméstico não remunerado, por meio da disponibilização de serviços públicos, infraestrutura e políticas de proteção social, bem como a promoção da responsabilidade partilhada dentro do lar e da família, conforme os contextos nacionais.

– Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, económica e pública.

– Assegurar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva e os direitos reprodutivos, em conformidade com o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento e com a Plataforma de Ação de Pequim e os documentos resultantes de suas conferências de revisão.

– Realizar reformas para dar às mulheres direitos iguais aos recursos económicos, bem como o acesso à propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, serviços financeiros, herança e os recursos naturais, de acordo com as leis nacionais

– Aumentar o uso de tecnologias de base, em particular as tecnologias de informação e comunicação, para promover o empoderamento das mulheres.

– Adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis”.
Segundo o JM apurou, será criado um pictograma, inspirado também no símbolo do ODS n.º 5, como imagem do evento, que prevê “uma oferta e um pequeno convívio para todas as mulheres que se dirijam ao Quintal da Junta, das 09h00 às 17h00.
Para José Gonçalo da Silva, presidente da Junta de Freguesia de Monchique, esta iniciativa “pretende, tal como em anos anteriores, assinalar a data e alertar a população para as desigualdades existentes entre sexos, quer sejam assédios, violência, progressão na carreira ou até educação”.
A freguesia de Marmelete também se associa às comemorações com a entrega de “uma lembrança, leitura de poemas de mulheres marmeletenses e faz o apelo à recolha de bens (produtos de higiene, alimentares ou roupa) para “ajudar as mulheres ucranianas”. A iniciativa realiza-se, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 na Junta de Freguesia de Marmelete.

Imagem: Painel criado pela Junta de Freguesia de Monchique inspirado na ODS Nº5 da ONU

Share Button