AMAL com medidas para combater seca no Algarve
A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) aprovou medidas conjuntas para combater a seca no Algarve. As resoluções foram aprovadas em reunião da entidade, realizada na última sexta-feira, na qual as 16 autarquias da região decidiram soluções para enfrentar esta crise.
Segundo nota de imprensa da AMAL, algumas das medidas acordadas foram a “diminuição da rega de espaços verdes, com elevadas necessidades hídricas (com reconversão desses espaços com espécies que necessitem de regas menos frequentes), o reaproveitamento de águas residuais para usos não potáveis (como por exemplo, na lavagem de ruas e de contentores) e a promoção de campanhas de sensibilização para a necessidade do uso racional da água”.
Além das iniciativas conjuntas, um levantamento de soluções já realizado permitirá às autarquias adotar medidas a nível local. Estas serão adaptadas a cada realidade municipal, estando prevista a sua implementação ainda este mês.
Este conjunto de propostas aprovadas junta-se às medidas de contingência estipuladas na reunião anterior de 24 de fevereiro, onde estiveram presentes os municípios da região, a CCDR/Algarve, a Águas do Algarve, representantes do setor agrícola e de associações de regantes, representantes do setor turístico e de empresas de golfe, entidades públicas de âmbito nacional e regional com competências nas áreas do ambiente, recursos hídricos, agricultura e proteção civil.
A AMAL, Comunidade Intermunicipal do Algarve, é uma pessoa coletiva de direito público e natureza associativa, formada pelos 16 Municípios do Algarve, e tem como missão potenciar o desenvolvimento dos municípios e reforçar e promover a identidade da Região do Algarve.