Festival Internacional de Órgão do Algarve abre com concerto em Portimão

A Associação Música XXI vai promover a 16.ª edição do Festival Internacional de Órgão do Algarve, de 3 a 26 de novembro, nas Igrejas de Portimão, Faro, Loulé/Boliqueime e Tavira. Há propostas de órgão a solo, de música coral, de música de câmara (com saxofone, com canto, harpa e oboé barrocos, com violino e violoncelo barrocos), de órgão positivo com orquestra, bem como concertos com improvisações sobre temas musicais.

O concerto inaugural decorrerá na Igreja Matriz de Portimão, no dia 3, às 21h, com o músico Filipe Veríssimo e o Coral Adágio. Segue-se um concerto na Igreja da Sé, em Faro, no dia seguinte à mesma hora, também com Filipe Veríssimo, desta vez acompanhado pelo Coro Cantate Domino.

Ao todo, haverá 14 concertos, 1 concerto pedagógico, 3 masterclasses, 1 visita ao interior dos órgãos e 1 concurso de fotografia. Para o festival foram convidados os organistas Filipe Veríssimo, Daniel Nunes, Pedro Monteiro, André Ferreira, Sérgio Silva, Samuel Pinto e Maurice Clement, e a programação conta ainda com a participação do Coral Adágio, do Coro Cantate Domino, do Coro Jubilate Deo, de Rui Piques (saxofone), da Orquestra do Algarve, do Ensemble 258, de Nuno Mendes (violino), de Pedro Massarrão (violoncelo) e dos alunos e convidados da Escola de Órgão da Sé de Faro.

Os concertos nas igrejas são de entrada gratuita e não requerem reserva prévia. Já para participar nas masterclasses é preciso inscrever-se junto da organização. A programação completa pode ser consultada aqui.

Share Button