Cresce atividade turística no Algarve em dezembro; seminário discute tema
A Aheta (Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve) divulgou nesta quarta-feira (8) os dados provisórios sobre a taxa de ocupação de quartos no último mês de 2024. Em dezembro, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma subida de 1,0 ponto percentual face ao mês homólogo de 2023.
A taxa de ocupação foi 34,9%, acima do valor verificado em 2023. A estada média foi de 3,3 noites, valor semelhante ao verificado no mês homólogo do ano anterior. As estadas médias mais prolongadas foram as do mercado norueguês, com 8,4 noites, e do holandês, com 6,9.
Os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o neerlandês e o alemão. O mercado nacional registou uma descida homóloga de 0,4 pontos percentuais.
Seminário
Na próxima segunda-feira (13), o Tempo (Teatro Municipal de Portimão) será palco do seminário “Pensar Turismo, Pensar Algarve”, promovido pelo Ismat (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes) em parceria com o Turismo de Portugal, por meio das escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António, e com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.
São aguardados no evento autoridades, associações e empresas ligadas ao setor e ao ensino e emprego. Marcarão presença, ainda, professores e alunos das três escolas do Turismo de Portugal a lecionar na região, as escolas secundárias de Portimão, de Lagos e de Lagoa e, ainda, a Escola Secundária de Silves.
Os participantes debaterão a necessidade de formação especializada para os atuais e futuros colaboradores dos setores da hotelaria e turismo.
Fará parte dos trabalhos a apresentação do programa “Qualificar Gera(Ação)”, uma parceria da licenciatura em gestão do turismo do Ismat com empresas da área a funcionar no Algarve.
Mais informações sobre o programa, além do formulário de inscrição, estão disponíveis aqui.