Conheça três espaços urbanos algarvios com novidades em 2025
Alguns equipamentos urbanos do Algarve ingressaram em 2025 com uma cara nova ou com alguma novidade que convida a uma visita. Se você já os conhece, “vale a pena ver de novo”. Confira:
Centro Interpretativo do Salva-Vidas de Alvor
O espaço foi inaugurado em 2023, mas, no fim do ano passado, foi nomeado aos European Museum of the Year Awards 2025 (Emya 2025), os mais importantes galardões da museologia europeia.
O museu integra uma lista de 42 nomeados, provenientes de 18 Estados-membros do Conselho da Europa. Os Emya caracterizam-se por reconhecer, apoiar, mostrar e premiar a inovação e a excelência museológica, sempre com atenção a valores como cidadania, direitos humanos, democracia e sustentabilidade.
São considerados os museus inaugurados ou renovados nos últimos quatro anos no espaço europeu, sendo os vencedores revelados em uma cerimónia marcada para o próximo dia 24 de maio – aquando da conferência anual que se realizará de 21 a 25 do mesmo mês na cidade polaca de Bialystok.
Fonte da Caravela
Requalificado, o equipamento urbano localizado na Rotunda de São João, em Lagos, já está em funcionamento. A obra representa os Descobrimentos Portugueses e foi reabilitada com renovações e limpeza, incluindo novas lâmpadas LED e um sistema de abastecimento mais sustentável, entre outras melhorias.
O abastecimento é, agora, feito com água reutilizada proveniente da lavagem dos filtros das piscinas municipais, tendo sido efetuadas as respetivas ligações.
Também conhecida como “fonte da barca”, a fonte luminosa é decorada com motivos de água com a forma das velas de antigas embarcações, representando a ligação histórica, social e económica da cidade ao mar.
Lota de Portimão
No fim do ano passado – ainda dentro das comemorações do centenário da cidade –, Portimão criou um espaço de cowork no edifício da antiga lota, onde também funciona o Posto de Turismo. Trata-se do Portimão Cowork Space.
O primeiro piso ganhou uma sala multiusos para utilização comum, reuniões e eventos diversos, enquanto no segundo piso foram disponibilizados 16 postos de trabalho e cabine acústica individual para a realização de reuniões virtuais. No site da autarquia, há as fichas de candidatura e inscrição e as respetivas normas de funcionamento do espaço.