CREPC alerta população para “perigo de incêndio rural” nos próximos dias
O Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve (CREPC) lançou uma alerta sobre o “perigo de incêndio rural” para os próximos dias. Esta medida tem por base a previsão de “continuação de tempo quente e seco (…) previsivelmente até dia 18 de junho”, disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Nesta situação meteorológica, a entidade destaca a “subida gradual da temperatura até dia 12, persistindo o tempo quente nos dias seguintes”, a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada. Possibilidade de trovoada seca e rajadas de vento forte e seco”, a “humidade relativa a diminuir nos próximos dias com fraca recuperação noturna”, o “vento a predominar do quadrante norte por vezes até 40 km/h no litoral oeste e nas terras altas” e o “risco de incêndio a nível elevado no Alentejo e muito elevado no interior Norte e Centro e região Sul, sendo de nível máximo em alguns concelhos no Algarve, vale do Tejo e interior Norte e Centro”.
De acordo com o aviso à população, o Comando Regional prevê o “aumento da dificuldade das ações de supressão aos incêndios rurais em consequência do aumento da temperatura e da baixa humidade relativa do ar” como efeito expectável do cenário anteriormente relatado.
Tendo em conta o atual paradigma, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) determinou a “passagem ao Estado de Alerta Especial (EAE), nível amarelo, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), entre as 00h00 do dia 10 e as 23h59 do dia 14 de maio, para todos os distritos do continente.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda a população que, tendo em conta “as disposições legais em vigor”:
- É proibido fazer queimada extensiva sem autorização.
- Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo é proibido fazer queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia.
- Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo é proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.
- Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo é proibido fumigar ou desinfestar em apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
- Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo é proibido lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.
- Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo é proibido usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.
- Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520.