Home / Regional / CCDR Algarve vai lançar um novo Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica

CCDR Algarve vai lançar um novo Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica

No âmbito da celebração do 10.º aniversário da aprovação pela UNESCO da candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve informa que está a preparar um novo Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica através de um trabalho “em rede” com os parceiros e a sociedade em geral.

Com este plano, que está sob a coordenação da Universidade do Algarve e deverá ser aplicado no período 2023-2027, “pretende-se identificar as intervenções objeto de consenso regional e transversal ao território, estruturantes no âmbito da estratégia regional ALGARVE 2030, mantendo a Dieta Mediterrânica como elemento-chave na estratégia regional de especialização inteligente (RIS 3 Algarve)”, explica a CCDR Algarve.

A entidade destaca que se orgulha de ter participado, desde janeiro de 2011, no grupo que elaborou e apresentou a candidatura da Dieta Mediterrânica (DM), que foi proposta por sete países: Portugal, Chipre, Croácia, Grécia, Espanha, Itália e Marrocos. Outro motivo de orgulho para a CCDR Algarve é estar integrada em equipas de trabalho que desenvolvem ações “em defesa da salvaguarda da nossa identidade cultural resultante dos contactos” que estabeleceram “com povos de todo o mundo e dos contributos das várias civilizações que se inter-relacionaram no espaço mediterrânico, e de transmitir às novas gerações os saberes ancestrais construídos no respeito pelos ciclos naturais, base de sistemas produtivos em harmonia com os ritmos das estações e as especificidades do território e do clima que partilhamos”.

A valorização da DM exige uma “intervenção coordenada de diversas entidades de caráter público e privado”, continua a entidade algarvia, afirmando-se como a responsável pela dinamização da Comissão Regional do Algarve, que envolve a Universidade do Algarve, Direções regionais de Cultura e de Agricultura e Pescas, Região de Turismo do Algarve, Escolas de hotelaria e turismo do Algarve (Faro) e Vila Real de Santo António, Associação In Loco e o Município de Tavira, enquanto comunidade representativa de Portugal.

A edição deste ano da Feira da Dieta Mediterrânica, que Tavira tem vindo a realizar desde 2013, vai assinalar o 10.º aniversário da aprovação pela UNESCO da candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade, que se celebra a 4 de dezembro de 2023. Decorrerá entre 7 e 10 de setembro.