ASPAFLOBAL retoma processo de formação da ZIF da Perna da Negra

O processo de formação da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) da Perna da Negra foi retomado pela Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio (ASPAFLOBAL), depois do mesmo ter estado parado por falta de apoio das entidades competentes.

A associação promoveu, no passado dia 16 de janeiro, no Auditório da Cooperativa Agrícola de Monchique, uma reunião para apresentar o Plano Específico de Intervenção Florestal (PEIF) e aprovar o Regulamento Interno referente a essa zona. A ASPAFLOBAL considera que esta iniciativa «visa dar continuidade aos trabalhos iniciados em 2007 para a constituição da ZIF da Perna da Negra que posteriormente ficou parada aquando da sua publicação em Diário da República, em Maio 2010».

O financiamento para este projeto foi aprovado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Floresta (ICNF) em julho de 2015, pelo que a associação garante que «atualmente estão de novo reunidas as condições para continuar este processo de defesa e promoção do património florestal».

O Plano Específico de Intervenção Florestal desta ZIF está disponível para constulta e possíveis contributos até dia 6 de fevereiro, nos edifícios da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Monchique e nos Gabinetes de Apoio à Floresta Privada da ASPAFLOBAL, em Monchique e Portimão.

Para além disso, a entidade vai realizar a primeira Assembleia-Geral de aderentes à ZIF da Perna da Negra, no dia 6 de fevereiro, às 15h00, no Auditório da Cooperativa Agrícola de Monchique, para discutir a apreciação dos contributos da consulta ao PEIF da Perna da Negra antecedente, a aprovação do PEIF da Perna da Negra, a eleição dos Corpos Sociais (Assembleia-Geral e Conselho Fiscal) e a definição da quotização dos integrantes da ZIF da Perna da Negra, entre outros assuntos relevantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *