ALUT: A corrida mais extensa de Portugal passa hoje e amanhã por Monchique

A corrida mais extensa de Portugal começa hoje, dia 24 de novembro, no Cabo de São Vicente, em Sagres, pelas 16h30, e terá o seu término no dia 27 de novembro, em Alcoutim. Trata-se da edição 2022 do ALUT – Algarviana Ultra Trail, uma prova com mais de 300 km, que “deve ser concluída num tempo limite de 72 horas”, segundo a organização.

Na prova, podem participar atletas a solo ou por estafetas, podendo a equipa ser constituída por quatro elementos. A competição é realizada em regime de semi-autonomia, isto é, sem recurso a ajuda externa fora das bases de apoio, que são nove, para além de pontos intermédios com acesso a líquidos.

Os atletas do ALUT vão passar pelo concelho de Monchique hoje e amanhã, dia 25. Estão previstos dois postos de abastecimento, um em Marmelete aos 68,7 quilómetros acumulados e onde vai decorrer mudança de estafeta e o segundo em Monchique, ao quilómetro 85,8. São, respetivamente, as bases de vida dois e três, cujo desmantelamento está previsto para as 08h00, em Marmelete, e as 10h30, em Monchique, de dia 25 de novembro.

A tarefa de apoiar, incentivar e animar os participantes do ALUT é facilitada pela organização, que disponibiliza, além do sistema de acompanhamento em direto, os locais de passagem dos atletas e os tempos estimados. Desta forma, os acompanhantes dos atletas, mas também quem vem apenas assistir ao evento, pode realizar um programa próprio por terras algarvias e estar sempre no sítio certo à hora certa.

O ALUT – Algarviana Ultra Trail – é um evento lúdico/desportivo pedestre em natureza desenvolvendo-se na sua quase totalidade na Via Algarviana e é organizado pela ATR –Associação Algarve Trail Running.

Foto de destaque: Nelson Inácio

Share Button