Algarve prepara a 2º concessão do serviço público de transporte rodoviário de passageiros
A Amal – Comunidade Intermunicipal do Algarve está a trabalhar na segunda concessão do serviço público de transporte rodoviário de passageiros, com o objetivo de definir as novas condições.
Para determinar sua abrangência territorial, um único lote ou mais que um, a sua duração, exigências ambientais, compromisso financeiro dos municípios e o Plano de Rede e Oferta, estão a ser recolhidos contributos de instituições, técnicos do setor e dos 16 municípios algarvios. As opiniões dos utentes e do público em geral também serão recolhidas por meio da realização de inquéritos.
O trabalho que está a ser desenvolvido passa por perceber o que pode ser melhorado, em relação à primeira concessão, que está em vigor, e o envolvimento da população e das autarquias nesse processo visa dar resposta às necessidades da região em matéria de transportes, sendo que questões demográficas, socioeconómicas e de ocupação do território algarvio são determinantes para a definição da oferta.
A atual concessão, que teve início em dezembro de 2021 – com a nova rede a designar-se Vamus, Transportes do Algarve e a Amal a ser a primeira comunidade intermunicipal do País a avançar com essa medida – trouxe à região novas linhas regulares e um novo serviço “aerobus”, com ligações entre alguns concelhos do Algarve e o aeroporto de Faro. Coube à Amal a gestão de 98 linhas, das 106 linhas base de transporte rodoviário regular de passageiros no Algarve.
Números
Os dados anuais mais recentes divulgados pela Amal indicam que, no ano passado, a procura na rede de transporte público do Algarve registou uma subida de mais 111.766 passageiros em relação a 2022. Registou-se uma procura de 3,34 milhões de passageiros, mais 3,5% do que no ano anterior.
A análise à atual concessão é fundamental para desenhar a oferta futura, estando a equacionar-se, por exemplo, a possibilidade de alargar o serviço “aerobus” a mais concelhos algarvios, tendo em conta a procura que se tem registado a este nível.
A concessão que está em vigor tem um prazo de cinco anos, terminando em novembro de 2026, mas esses são processos longos, que requerem um vasto trabalho preparatório. Como essa é uma área com dimensão e impacto direto na rotina da população, a Amal, enquanto Autoridade Intermunicipal de Transportes, está já a trabalhar na segunda concessão.